Informações: (83) 2101-1225 | (83) 2101-1221

IX SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA

04 a 06 de novembro de 2015
Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba

Programação Científica

 

 GRUPOS DE TRABALHO

 

GRUPO DE TRABALHO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

                                                                                                                              GT1 – Sala 1A

COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa (UFCG), Patrícia Silva de Medeiros (POSLE/UFCG)
Horário Quarta-feira 04/10/2015(1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 Ampliando perspectivas: uma proposta de uso das tecnologias nas aulas de língua inglesa
CAMILA DOS SANTOS PEREIRA
Revelações sobre o agir do Professor de língua inglesa: uma análise sociodiscursiva
ANÍBAL DE S. M. FILHO/SANDRA M. ARAÚJO DIAS
Eu também quero! O inglês prêt-à-porter divulgado na mídia como o desejo de lugar do outro
PATRÍCIA S. DE MEDEIROS
14h15 Formação docente no contexto da língua espanhola por meio do plano nacional de formação de Professores PARFOR
ECIÔNE FÉLIX DE LIMA
Formação inicial, ensino a distância e tutoria: uma discussão necessária
GERTHRUDES HELLENA C de ARAÚJO/LIANE VELLOSO LEITÃO/ROSYCLÉA DANTAS
Discursos da formação docente em Letras: o sujeito-aluno concludente e suas concepções de língua/linguagem
JOSÉ MARCOS DE FRANÇA/MARIA ESTER V. SOUSA
14h30 A teoria das IMS e a formação de Professores de LE e FLE: uma perspectiva reflexiva de ensino
GENIELLI FARIAS DOS SANTOS
O aluno como mobilizador dos saberes de um Professor de inglês
LIANE VELLOSO LEITÃO/GERTHRUDES HELLENA C de ARAÚJO/ROSYCLÉA DANTAS
Discursos e identidades do Professor de língua portuguesa: uma reflexão teórico-prática
LUCIANA FERNANDES NERY
14h45 A formação docente do Professor de língua estrangeira e seu reflexo no fazer pedagógico
IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA
Autobiografias de Professores de inglês: a construção do tornar-se Professor
SENIZIA CORDEIRO DE S RAMOS/ROSYCLÉA DANTAS
Mentoria pedagógica: a colaboração e a formação continuada de Professores de línguas estrangeiras
YURI ANDREI BATISTA SANTOS
15h00 Professores de língua inglesa em um programa de aperfeiçoamento: uma reflexão sobre a prática
JACKELINNE M ALBUQUERQUE ARAGÃO/ANNA LIBIA ARAÚJO CHAVES/ADRIANA LEITE
“… como vencer os obstáculos? (…) Existe resposta? Hoje não sei!”: Narrativas de um (recém) Professor no campo de trabalho
OSEAS BEZERRA VIANA JÚNIOR
O papel da historiografia linguística na formação do Professor de línguas
JEFFERSON SILVA DO REGO
15h15 O blog como estratégia de formação de Professores: por uma educação responsiva à contemporaneidade
ALBANYRA DOS SANTOS SOUZA
O papel das crenças no ensino-aprendizagem de inglês em Escola Pública
WALTER VIEIRA BARROS/EDITH ESTELLE BLANCHE OELONO/MARCO ANTÔNIO M COSTA
As políticas linguísticas no processo de formação de Professores de línguas
LILIAN DOS ANJOS AFONSO/ SOCORRO CLAÚDIA TAVARES DE SOUSA
15h30 DISCUSSÃO Formação inicial, estágio supervisionado e regência: uma tríade do desenvolvimento humano
ROSYCLÉA DANTAS
LIANE VELLOSO LEITÃO
GERTHRUDES HELLENA CAVALCANTE DE ARAÚJO
DISCUSSÃO                                

 

GRUPO DE TRABALHO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

                                                                                                                               GT1 – Sala 1B

COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa (UFCG), Patrícia Silva de Medeiros (POSLE/UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia)
14h00 Ensino de língua materna e formação docente na contemporaneidade
RODRIGO NUNES DA SILVA
LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES
14h15 Desafios atuais para a formação inicial do Professor de língua portuguesa
ANDRÉA JANE DA SILVA/RISOLEIDE ROSA FREIRE DE OLIVEIRA
14h30 Formação do Professor de língua portuguesa: refletindo sobre a experiência no estágio supervisionado
JENIFFER FERREIRA DOS SANTOS/LARISSA MARCELLY FARIAS ALMEIDA
14h45 Formação docente no contexto atual: discussões à luz da identidade do Professor de língua portuguesa
JOSEFA CHRISTIANE M. MARTINS/CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
15h00 Docentes de língua portuguesa na educação de surdos: problemáticas da formação e constituição de metodologias de ensino
MARIA DAS GRAÇAS DA COSTA
15h30 DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO: ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

                                                                                                                               GT2 – Sala 2A

COORDENAÇÃO: Profª Drª Maria de Fátima Alves (UFCG) e Profª Drª  Fabiana Ramos (UFCG)
Horário Quarta-feira 04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015 (3º dia)
14h00 Letramento escolar: gênero textual Cordel em sala de aula
CARLOS FREDERICO DE GOUVÊA CALDAS
O ensino da compreensão textual na contemporaneidade: um olhar sobre a multimodalidade discursivaS
ÍLVIO PROFIRIO DA SILVA/FRANCISCO ERNANDES BRAGA DE SOUZA/LUÍS CARLOS CIPRIANO/JOSETE MARINHO DE LUCENA
O processo de ensino-aprendizagem de produção textual do gênero artigo de opinião, no ensino fundamental, mediado por sequências didáticas
ADÉLIA LUCIANA RANGEL BOTÊLHO DE ARAÚJO/ ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
14h15 Ensino e aprendizagem da escrita no Ensino Fundamental
EDÊNIA DE FARIAS SOUZA/LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES 
Os gêneros textuais e as capacidades de linguagem no manual do Professor: uma análise interacionista sociodiscursiva
MARIA JABERLÂNYE DA SILVA NELO /JOSÉ LUCIANO LEAL
A produção de artigos de opinião no contexto escolar: uma experiência pibidiana
FERNANDA FÉLIX DA COSTA BATISTA ALESSANDRA. MAGDA DE MIRANDA / JOSEILMA PEREIRA BARROS JOSYBARROS/ROBERTA TIBURCIO BARBOSA
14h30 A prática de leitura e escrita no processo de ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos – EJA: um estudo de caso no município de Juazeirinho-PB
EDILENE RITA SOBRINHO RAMOS
Concepções de leitura presentes em livros didáticos do ensino fundamental e do  ensino médio
LÍLLIAN DA CRUZ RÉGIS/MERI CLEIDE MARTINS/ RITA DE CÁSSIA DE OLIVEIRA FREIRE
Professor: agente mediador de leitura
VALQUÍRIA DA SILVA SOUZA/LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA JR
14h45 Letramento escolar em dis(curso)
KAROL COSTA GUEDES
O tratamento dado à escrita em manuais didáticos de língua portuguesa: um convite à reflexão
HANIESSY MATSUN DE LIMA/ MARIA DE FÁTIMA ALVES
O gênero discursivo como objeto de ensino: desenvolvendo práticas de leitura e escrita
LUCIANA VIEIRA ALVES ROCHA
15h00 EJA e práticas de letramento:  reflexões sobre o perfil dos alunos em turmas de ensino fundamentalGERMANA CORREIA DE OLIVEIRA/EDILMA DE LUCENA CATANDUBA A didatização dos gêneros discursivos da ordem do argumentar nos livros didáticos de português do ensino fundamental (anos finais)
JUCIANO SANTOS SOARES
Prova Brasil: a relação entre as competências leitoras e os seus descritores
MARIA DO SOCORRO PAZ E ALBUQUERQUE/
MANUELLA SOARES JOVEM
15h15 O cordel no cotidiano escolar da EJA
RODRIGO NUNES DA SILVA/LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES
Livros didáticos de língua portuguesa: como eram antes? como são agora?
SÍLVIO PROFIRIO DA SILVA/FRANCISCO ERNANDES BRAGA DE SOUZA/LUÍS CARLOS CIPRIANO/JOSETE MARINHO DE LUCENA
Erros de decodificação no reconhecimento da palavra na leitura em voz alta
MARCOS SUEL DOS SANTOS
15h30 DISCUSSÃO DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

                                                                                                                       GT2     Sala 2B

COORDENAÇÃO: Profª Drª  Maria de Fátima Alves (UFCG) e Profª Drª Fabiana Ramos (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira 05/10/2015  (2º dia)
14h00 Relação leitura e escrita no ensino do português como segunda língua l
KLEDSON DE ALBUQUERQUE ALVES/MARIA DO SOCORRO LEAL /MARIA GORETE DE MEDEIROS
A reescrita textual no livro didático de português
MONIQUE CEZAR MERÊNCIO GALDINO
14h15 Letramento surdo na libras (l1) e na língua portuguesa (l2) na educação básica
MARIA GORETE DE MEDERIROS/ KLEDSON DE ALBUQUERQUE ALVES/MARIA DO SOCORRO LEAL CABRAL
A modalização no gênero memorando: uma abordagem situada no interacionismo sociodiscursivo
KÁTIA REGINA GONÇALVES DE DEUS/LARISSA MORAES PEDROSA/ FLÁVIA GONÇALVES CALAÇA DE SOUZA
14h30 Olimpíada de língua portuguesa: ressignificação de práticas de leitura e escrita
FRANCISCA VANEÍSE ANDRADE FERNANDES
A sequência argumentativa e a contra-argumentação no gênero comentário: uma proposta de sequência didática no 9º ano do ensino fundamental
SADART VIEIRA DA SILVA
14h45 Letramento: uma breve reflexão sobre a olimpíada de língua portuguesa
RAMÍSIO VIEIRA DE SOUZAALMIR ANACLETO DE ARAUJO GOMES/ MIKAYLSON ROCHA DA SILVA
Os impactos da redação do ENEM nas aulas de produção textual: uma questão de política linguística
SOCORRO CLÁUDIA TAVARES DE SOUSA/ANA GABRIELLA BARBOSA DA SILVA/JANAÍNA FERREIRA
15h00 Valor do ensino de escrita de sinais para o sucesso da educação dos surdos
KLEDSON DE ALBUQUERQUE ALVES/ MARIA GORETE DE MEDEIROS/MARIA DO SOCORRO LEAL
Temática textual ENEM: a política do escrito
GABRIELA BELO DA SILVARIVADAVIE PORTO CAVALCANTE 
15h15 Letramento familiar no contexto escolar
FERNANDA NAYARA DA S. MENDONÇA/MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA 
Letramento crítico é o bicho na aula de PLA: reflexões sobre produções escritas de estudantes estrangeiros
RUSANIL DOS SANTOS MOREIRA JÚNIOR/SÉRGIO IFA
15h30 Os processos inferenciais na construção de sentido
JULIANA CARLOS FERNANDES GURGEL

DISCUSSÃO

ENEM e ensino de Português: indicação de conteúdos inovadores para a educação básica
MORGANA DE MEDEIROS DE FARIAS
15h45 DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO: LEITURA E ESCRITA NA CULTURA DIGITAL: PESQUISA E ENSINO

                                                                                                                                GT3     Sala 3A

COORDENAÇÃO: Profª Drª  Rossana D. de L. Arcoverde (UFCG) e Profª Ms. Marta Jordanna Q. Ouriques (PMCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 O facebook como ferramenta didática para o ensino de leitura e literatura
MARTA JUSSARA FRUTUOSO DA SILVA/MIKELLY MEIRELES DE FONTES SILVA VIEIRA/CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
A produtividade da língua na internet: compreendendo a ambiguidade como ferramenta para a aprendizagem da leitura
SAYONARA ABRANTES DE UCHOA OLIVEIRA/SYMARA ABRANTES A. DE OLIVEIRA CABRAL/TATIANE DE LOURDES MOREIRA CAVALCANTI/JANILE SIMONY RODRIGUES BANDEIRA DE ARAGÃO
Na perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de uso das tecnologias nas aulas de língua inglesa
CAMILA DOS SANTOS PEREIRA/MARCO ANTÔNIO M. COSTA
14h15 O facebook e o blog na interação educacional
ALINE TAVARES COSTA PARAÍBA/DANIELA GOMES DE ARAÚJO NÓBREGA
Leitura de textos eletrônicos em inglês / LE: evidências de um rastreador ocular
EMERSON GONZAGA DOS SANTOS
Reflexões acerca dos multiletramentos: uma proposta que ressignifica a produção textual em sala de aula
CINTHIA MARIA DA CONCEIÇÃO BEZERRA PINHEIRO/TERESA CRISTINA ALVES
14h30 Cutucar, curtir, comentar, compartilhar: uma análise dos relacionamentos afetivos na contemporaneidade na rede social facebook
KASSIOS CLEY COSTA DE ARAÚJO
Neologismos vistos através da imprensa espanhola digital
MÁRCIA REJANE DE OLIVEIRA
A relevância de um projeto baseado em sequências didáticas: conquistando multiletramentos
MARIA JOSÉ LIMA DE CARVALHO
14h45 Identidade e intolerância: o preconceito linguístico e sua problemática atuação
PAULO DE ALMEIDA PORTELADÉBORA CÂNDIDA GONÇALVES
O desenvolvimento das capacidades de linguagem mobilizadas na semiotização do gênero biográfico
JOSÉ LUCIANO M. LEALDANIEL SOUSA MORAISMARIA JABERLÂNYE DA S. NELO
Bordas e fronteiras entre o papel e a tela digital: a prática de anotar e os multiletramentos
ANDRÉA SILVA MORAES
15h00 O universo multissemiótico em postagens do facebook
MARAÍZA DE MORAES VALENTIM ARAÚJO/ROSSANA DELMAR DE LIMA ARCOVERDE
Breve reflexão sobre os dicionários de língua espanhola
MÁRCIA REJANE DE OLIVEIRA
Recursos multissemióticos na construção de sentidos em propagandas televisivas
MARIA GORETTE ANDRADE SILVALINDUARTE PEREIRA RODRIGUES
15h15 Investigando práticas (multi)letradas em um curso de arte e mídia
CRISTIANI PEREIRA DE M.  GONZALEZ/ROSSANA DELMAR DE L. ARCOVERDE
A avaliação no ensino de produção de textos: contribuições das propostas da revista nova escola
LAYANE JULIANA AVELINO DA SILVA
Indícios de autoria em charges
JOCIANE DA SILVA LUCIANO
15:30 Gêneros orais em tempos de rede: (re)significação da prática docente
MARIA APARECIDA CALADO DE O. DANTAS/LINDUARTE P. RODRIGUES
Escritas multissemióticas em tempos de whatsapp: entretenimento, diversão e muita “zoeira”
ROSSANA DELMAR DE L. ARCOVERDE
DISCUSSÃO
15h45 DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          LEITURA E ESCRITA NA CULTURA DIGITAL: PESQUISA E ENSINO

                                                                                                                         GT3     Sala 3B

COORDENAÇÃO: Profª Drª Rossana D. de L. Arcoverde (UFCG) e Profª Ms. Marta Jordanna Q.  Ouriques (PMCG)
Horário   Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia)  
14h00 Percepções sobre tecnologia & educação
ANA CAROLINA COSTA OLIVEIRAJAMYLLE R. OUVERNEY-KINGMARIA DAS GRAÇAS A. CASTRO
14h15 Leitura na era digital – como os adolescentes descobrem a literatura?
ADRIANA SALES ZARDINILILIA DOS ANJOS AFONSO
14h30 Literatura de cordel e tecnologias da educação: cruzamentos teóricos e práticos
ÉLLEN MARTINS TOMAZ DE ARAÚJO/DAYZIANE ALANE LIMA DA COSTA/TIMOTHY DENIS IRELAND/DANIELE DOS S. FERREIRA DIAS
14h45 Reflexões sobre as práticas de multiletramento no contexto das Tics
ANDREA BARRETO BORGES
15h00 O ensino de língua portuguesa e o gênero textual fórum: práticas de linguagens mediante as NTICs
KELLY CRISTIANE DE OLIVEIRAFRANCIMEIRE C. DE OLIVEIRA QUEIROZ
15h15 Viajar no mundo encantado da internet: compreendendo as contribuições das tecnologias digitais para a formação dos professores e a fomentação do gosto pela leitura dos discentes
MARIA GORETE PAULO TORRES/ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA/LARISSA CRISTINA VIANA LOPES
15h30 “Quanto mais, melhor!” snapchat em sala de aula e possibilidades de usos pedagógicos, por estudantes adolescentes
MARTA JORDANNA Q. OURIQUES
15h45   DISCUSSÃO  

 

GRUPO DE TRABALHO:          A LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS NA SALA DE AULA

                                                                                                                                        GT4     Sala 4

COORDENAÇÃO: Profª Drª Rosiane XYPAS (UFCG) e Profª Ms. Vivian Monteiro (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 Leitura de publicidade de jeans: como imagens e palavras se articulam para a persuasão do consumidor à compra
SARAH SANTOS/VIVIAN MONTEIRO
O papel das emoções do leitor nas representações da língua francesa em autores da littérature-monde
ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA XYPAS
Ensinar leitura em espanhol/língua  estrangeira: uma análise das concepções e estratégias metodológicas utilizadas pelo Professor
NEILA NAZARÉ COÊLHO DE SOUZA MENEZES
14h15 Letramento e ensino de língua inglesa: o desenvolvimento da leitura no apostilado do sistema de ensino positivo para o 1º ano do ensino médio
YURI ANDREI BATISTA SANTOS/ ROGÉRIO SOARES DE OLIVEIRA
Leitura na aula de FLE: uma análise de atividades do manual “VITE ET BIEN”
EMILY THAÍS BARBOSA NEVES/MARIANA LIRA
O gênero conto: uma estratégia nas aulas de espanhol como língua estrangeira
DEBORAH MAYARA DA SILVA/ELISÂNGELA MARIA DA SILVA/MARIA JANAYNA PEREIRA DE GOES
14h30 Gêneros textuais e ensino de língua inglesa: uma experiência com o gênero horóscopo
POLLYANE GONÇALVES LAURENTINO JAQUELINE CORREIA DE ARAÚJO XAVIER
Literatura e o ensino de F.L.E
ROSÁRIA CRISTINA COSTA RIBEIRO
 A compreensão leitora e o desenvolvimento da competência crítica nas aulas de ELE: algumas reflexões
AMANDA DA SILVA PRATA
14h45 Avaliação da atuação do supervisor escolar junto aos professores de língua inglesa da Educação de Jovens e Adultos
MARIA JOSÉ FÉLIX DE OLIVEIRA
Proposta de leitura de elementos paratextuais literários em francês como língua estrangeira (FLE)
GABRIELLY MELLO/ ROSIANE XYPAS
Atividades de leitura nos livros didáticos de espanhol como língua estrangeira: uma prática sociointeracionista de aprendizagem
FLÁVIA CONCEIÇÃO F. DA SILVA/ MARCELA B. DE MENESES DINIZ
15h00 Aulas de leitura em língua inglesa no contexto EJA: um estudo de caso
DANIELA G. DE ARAÚJO NÓBREGA/ FABIANA TELES
O interpretante de Charles S. Peirce
LUIS ANTONIO MOPI LAFUENTE
Os gêneros digitais facebook e blog no contexto de ensino online
DANIELA DE ARAÚJO NÓBREGAO uso da tradução em aulas de compreensão oral em língua inglesa
MIRELLY KAROLINNY DE MEIRELES 

DISCUSSÃO

15h15 A inserção das histórias em quadrinhos na aula de língua inglesa: um relato de experiência
MARIA IRISDENE BATISTA BARRETO/ AGDA FRANCO BARRETO
Poesia e meio ambiente no ensino de língua inglesa
RENATO DA SILVA OLIVEIRA
15h30 DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          GÊNEROS ORAIS: OBJETOS DE ESTUDO E DE ENSINO                                                                                                                                                  GT5     Sala 5

COORDENAÇÃO: Profª Drª Ana Virgínia Lima da Silva Rocha (UFRN) Profª Ms. Glenda Hilnara Meira Feliciano (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 Políticas linguísticas e o ensino da oralidade: breves reflexões
BIANCA FARIAS DA SILVEIRA/ DANIELLE G. DO NASCIMENTO
Letramentos, gêneros discursivos e empoderamento
MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Oralidade e interação: o uso do gênero seminário nas aulas de LP no Ensino Médio
MARIA DAS DORES JUSTO
14h15 Gêneros orais na disciplina Língua Portuguesa no Ensino Médio: o que dizem documentos oficiais
VALFRIDO DA SILVA NUNES
Argumentação na palestra de alunos do Ensino Médio da escola pública
PALOMA SABATA LOPES DA SILVA
Ensino-aprendizagem de seminários na Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas
JOÃO PEDRO LOBO ANTUNES
14h30 A abordagem dos gêneros orais na coleção Tudo é Linguagem
EVA VILMA AIRES CABRAL GONDIM/ ALLISSON FELIPE DA SILVA NASCIMENTO
O Debate em atividades de livros didáticos de língua inglesa
ANA BEATRIZ MIRANDA JORGE/WILLIANY MIRANDA DA SILVA
A produção de seminários em cursos de graduação
ISRAEL SOARES
14h45 Gêneros orais e livro didático: uma análise crítica
KARLA JULLIANA G. SOATMAN
O debate em livros didáticos da educação básica
BRUNO ALVES PEREIRA
Organização e apresentação do gênero seminário escolar: elaboração de uma sequência didática
CÍCERO GABRIEL DOS SANTOS
15h00 Falar e Argumentar: investigando a argumentação no ensino dos gêneros orais
KARLA JULLIANA G. SOATMAN
Oralidade em sala de aula para além dos gêneros informais: um estudo do debate regrado
FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA
A construção do gênero seminário em um curso na modalidade a distância: uma análise sociorretórica
NEILSON MEDEIROS
15h15 A oralidade no livro didático: uma abordagem em construção
CICERA ALVES AGOSTINHO DE SÁ
Oralidade e letramento: o debate em sala de aula
CARLOS BEZERRA DO NASCIMENTO
A organização retórica e linguístico-discursiva de seminários em curso de Letras
IGOR DESSOLES BRAGA
15h30 A retextualização e os gêneros textuais orais e escritos: uma análise no livro didático do Ensino Médio
FRANCIMEIRE CESÁRIO DE O. QUEIRÓS/ LEIDY ANA TAVARES DE OLIVEIRA
Debate regrado: uma experiência com a prática da oralidade na Escola Estadual Berilo Wanderley
MARLIANE AZEVEDO L. DE MEDEIROS COSTA
A estratégia de exemplificação na prática de seminário acadêmico
GLENDA FELICIANO
15h45 DISCUSSÃO DISCUSSÃO Processos de retextualização em seminários acadêmicos
ANA VIRGÍNIA L. DA SILVA ROCHA

 

GRUPO DE TRABALHO:          MATERIAIS DIDÁTICOS EM PLANEJAMENTO DE ENSINO                                                                                                                                             GT6     Sala 6

COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Edmilson Luiz Rafael (POSLE/UFCG), Profª Drª Williany Miranda da Silva (POSLE/UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00  Adaptação e autonomia: elaboração de materiais didáticos no trabalho de uma professora em início de carreira
JARDIENE LEANDRO FERREIRA
A produção de material didático-pedagógico no ensino na educação infantil: uma experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência vivida na Escola Municipal Alexandre Nonato Fernandes
EDILENE QUEIROZ/ EUDIVÂNIA COSTA/ GILBERTO FERREIRA COSTA
Análise da abordagem das relações semânticas antonímia e hiponímia em materiais didáticos de língua portuguesa
MATHEUS DE ALMEIDA BARBOSA/ EVA VILMA AIRES CABRAL GONDIM/ LORENA PRISCILA DANTAS DE LUNA
14h15 Uma abordagem reflexiva sobre as práticas de planejamento e avaliação escolar
ANA RAQUEL HENRIQUES SILVA
Orientações para a usabilidade de tecnologias em manuais do professor de livros didáticos de português
GUILHERME ARRUDA DO EGITO
Sobre a classificação dos vocábulos nas gramáticas normativas: aleatoriedade de critérios e confusão no ensino de língua materna
PEDRO FELIPE DE LIMA HENRIQUE
14h30 A disposição de conteúdos de língua portuguesa na WEB e as práticas letradas implicadas
RHAYSSA KÉSSIA ALVES DA COSTA
Análise das concepções de escrita em conjuntos de instruções para produção do resumo acadêmico
ALESSANDRA SOUZA
O texto nos cadernos das 7ª e 8ª séries do Programa Gestar II – Língua Portuguesa: concepções e ensino
ANDRÉA CALDAS DUARTE
14h45 Os recursos didáticos no processo de aquisição de língua materna de crianças e adolescentes surdos
BRIELE BRUNA FARIAS SILVEIRA
Material didático específico para povos indígenas e produção científica
JONISE NUNES SANTOS
Os conteúdos de leitura em livros didáticos de língua portuguesa: por uma formação crítica de leitores
DIANA BARBOSA DE FREITAS
15h00 Concepções de sequência didática de professores recém-formados de cursos de licenciatura em letras
LARISSA LUCENA
Didatização do resumo acadêmico em manuais didáticos para o ensino superior
KARINE VIANA AMORIM
As atividades de tradução interlingual nos livros didáticos de língua espanhola do PNLD 2015
DENISIA KÊNIA F. DUARTE
15h15 DISCUSSÃO DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:         TEORIAS E PRÁTICAS TEXTUAIS DE LETRAMENTO ACADÊMICO

                                                                                                                            GT 7    Sala 7

COORDENAÇÃO: Profª Ms. Elisabeth Maria da Silva (UFCG/UFMG) e Ms. Clara Regina Rodrigues de Souza
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 Letramento acadêmico e normalização da escrita
DANIELLY THAYNARA DA FONSECA SILVA/MÁRCIA CANDEIA RODRIGUES
Letramento acadêmico: uma proposta para construção de sentidos a partir do gênero artigo científico
CÁSSIO KENNEDY DE SÁ ANDRADE/ PRISCILLA ANDRADE S. NOGUEIRA/ MARILENE GOMES DE SOUSA
Gêneros acadêmicos: uma revisão de práticas de Letramento em Gêneros Escolares
EDUARDO HENRIQUES/ KARLA JULIANA GUIMARÃES SOATMAN
14h15 Normalização e estratégias de aprendizagem da escrita no ensino superior
MÁRCIA CANDEIA RODRIGUES
O gênero artigo científico e os processos de construção de autoria na área da saúde: uma análise interacionista sociodiscursiva
ANIELLE ANDRADE DE SOUSA/ NATHÁLIA L. DE SOUSA FERNANDES/ REGINA SILVA
Resumo acadêmico: um gênero flutuante?
ISABELLE GUEDES DA SILVA SOUSA/ GUILHERME ARRUDA DO EGITO
14h30 O que conta como escrita acadêmica? Perspectivas de estudantes calouros e concluintes de uma universidade pública brasileira
ELIZABETH SILVA
A infraestrutura dos artigos científicos da área das engenharias
RODOLFO DANTAS SILVA/ REGINA SILVA
O resumo de periódicos do Direito: uma análise linguístico-discursiva do gênero
MONIQUE CEZAR MERENCIO GALDINO
14h45 O gênero relato de observação: investigando a aprendizagem de escrita no ensino superior
ELISA CRISTINA AMORIM FERREIRA/ DENISE LINO DE ARAÚJO
O discurso do outro em artigos científicos de pós-graduação
MARIA JOSÉ MORAIS HONÓRIO/ CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
A elaboração de paráfrases em resumos produzidos na universidade
ERICA REVIGLIO ILIOVITZ
15h00 A escrita como estratégia de ensino de teorias linguísticas
CLEMILTON LOPES PINHEIRO/ JÉSSICA SANTOS DE OLIVEIRA
Direito e linguística: diálogos interdisciplinares na análise de TCC da área jurídica
WEBERT CAVALCANTI BARROS/ REGINA SILVA
Teorizando o gênero resumo através de uma abordagem sociointeracionista de escrita
VALDENICE LIMA/ LÍVIA MARIA ALVARENGA DE LIMA
15h15 A escrita acadêmica: aspecto pertinente ao curso de letras inglês
JOHN HÉLIO PORANGABA DE OLIVEIRA
A escrita acadêmica em foco: adaptação, reformulação e argumentação no gênero monografia
CLARA REGINA RODRIGUES DE SOUZA/ WILLIANY MIRANDA DA SILVA
DISCUSSÃO
15h30 DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:                     TECNOLOGIAS NO ENSINO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS   

                                                                                                                                          GT 8    Sala 8

COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Cleydstone Chaves dos Santos (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 Celular no ensino/aprendizagem de inglês – uma análise do uso do whatsapp sob a perspectiva da professora
ADRIANA SALES ZARDINI
Welcome to e-pen-pal! Connect with people all over the world: um estudo de caso sobre o uso do tablet enquanto ferramenta de comunicação sincrônica e assincrônica no ensino de língua inglesa em uma escola de referência da rede pública no município de João Pessoa
JOELTON DUARTE DE SANTANA
14h15 Experiência de comunicação intercultural através de telecolaboração
BRUNO F. DE LIMA
Construindo um perfil de aluno diferenciado nas aulas de língua inglesa a partir do gênero blog: Um estudo de caso
MARCIA CAROLINE FELIX DA SILVA/ LUIZ HENRIQUE SANTOS DE ANDRADE
14h30 Google docs e flash fiction: aprendizagem colaborativa de inglês como L2
DIÊGO LEANDRO
Blog: uma prática de letramento digital na formação de professores de línguas estrangeiras
SANDRA MARIA ARAÚJO DIAS
14h45 A tradução e o google em uma aula de leitura do ensino fundamental
CAMILA BRITO
O facebook no auxílio da aquisição de linguagem pelo surdo no processo tradutório português/libras
FRANCISCO EBSON SOUSA GOMES
15h00 Por uma linguagem controlada na tradução automática de abstracts
DEIVID GOMES LIRA
Interferências fonéticas da línguaespanhola: auxílio através da internet
JOSÉ RODRIGUES DE MESQUITA NETO
15h15 DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUAS: INTERFACES, DIÁLOGOS E PESQUISA     

                                                                                                                         GT 9               Sala 9

COORDENAÇÃO: Profª Drª Luciene Maria Patriota (UFCG) e Prof. Jackson Cícero França Barbosa (UEPB)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 Variação linguística na epêntese vocálica inicial em cluster sC em aprendizes de língua estrangeira
ALMIR ANACLETO DE ARAÚJO GOMES
As variedades linguísticas em livro sem livros didáticos aprovados no PNLD 2015
CÍCERA ALVES AGOSTINHO DE SÁ
Variação social e estilística: o caso das laterais /λ, L/ no falar paraibano
JOSENILDO BARBOSA FREIRA
14h15 A contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira
ALMIR ANACLETO DE ARAÚJO GOMES
Noção de erro na perspectiva sociolinguística
CRISTINA ROTHER DUARTE
As variedades linguísticas hispano-americanas nos livros didáticos do PNLD 2014
JULIANA LIBERATO NOBRE
14h30 O emprego dos conectores “E” e “AÍ” como ferramentas na desconstrução de conceitos estilísticos pré-concebidos: um estudo de narrativas de experiências pessoais em relatos de opinião orais produzidos por adolescentes e pré-adolescentes natalenses
ANA CLARISSA VIANA DUARTE
A organização da conversa entre amigos: um olhar da sociolinguística interacional
DANIELLE GOMES DO NASCIMENTO
PRISCILA EVANGELISTA MORAIS E LIMA
Uma abordagem sobre o uso de interjeição no Bode Gaiato
LARISSA MORAES PEDROSA
14h45 O mito do “erro” para com a língua (gem): considerações sobre a variação linguística
ANDRÉ WESLEY DANTAS DE AMORIM / INGRID CRUZ DO NASCIMENTO
O tratamento dos conectores “E” e “” no ensino de língua materna: uma análise de gêneros textuais narrativos produzidos por adolescentes e pré-adolescentes natalenses em entrevistas sociolinguísticas
FERNANDO LAERTY FERREIRA DA SILVA
Acento e ritmo: aspectos fonético-prosódicos no ensino de inglês como L2
LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA JUNIOR
15h00 A influência fonético-fonológica do português brasileiro na aquisição do inglês como L2
ANILDA COSTA ALVES
Ah, fala sério, aê! Preconceito linguístico pra quê?
FRANCIELLY COELHO DA SILVA
O uso da tradução funcionalista para o ensino de variação linguística nas formas de tratamento da língua espanhola a alunos brasileiros
LIVYA LEA DE OLIVEIRA PEREIRA
15h15 Variação linguística e ensino de inglês como língua estrangeira
MATHEUS DE ALMEIDA BARBOSA
O gênero quadrinho em atividades de intervenção didática: o foco na variação
JACKSON CÍCERO FRANÇA BARBOSA
História e usos linguísticos: a inserção de estrangeirismo na língua portuguesa
MARCIANA DA SILVA MILANÊZ
15h30 DISCUSSÃO Contato dialetal: discursões iniciais do falar paraibano em São Paulo
MIKAYSON ROCHA
  DISCUSSÃO 
15h45 DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:                      DIÁLOGOS ENTRE A SINTAXE GERATIVA E A SINTAXE FUNCIONAL         

                                                                                                                          GT 10                   Sala 10

COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Carlos Filipe Pinto (UFBA) Prof. Dr. Secundino Vigón Artos (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 Sobre a contra-argumentação dos infinitivos como classe sintagmática nominal
SECUNDINO VIGÓN ARTOS
Os conectores ou seja, quer dizer e isto é em construções apositivas
JOSEFA JACINTO DE FRANCA/ CAMILO ROSA SILVA
Questões sobre a aquisição da ordem de palavras e a estrutura da informação em espanhol por falantes brasileiros
CARLOS FELIPE PINTO
14h15 A recategorização sintático-semântica dos transpositores sem/sem que: um estudo funcional das orações adverbiais
MARTA ANAÍZA RAMOS/ CAMILO ROSA DA SILVA
O item linguístico tipo em contexto formal de uso: um estudo de gramaticalização do item em função de termo comparativo
AYMMÉE SILVEIRA SANTOS/ CAMILO ROSA SILVA
Ensino-aprendizagem de sintaxe do espanhol: o problema do complemento circunstancial
SHIRLEY DE SOUSA PEREIRA
14h30 Orações apositivas desgarradas em contexto de escrita monitorada: o funcionamento dos pronomes relativos
NOELMA CRISTINA FERREIRA DOS SANTOS/ CAMILO ROSA DA SILVA
Na escola se estuda os usos do elemento tipo em domínios funcionais morfossintáticos e discursivos e sua posição/escopo na sentença
JOSELE JULIÃO LAURENTINO
A sintaxe do verbo gustar em espanhol e outros verbos com a mesma seleção argumental em português
ANA RAQUEL HENRIQUES SILVA SECUNDINO VIGÓN ARTOS
14h45 “Dá pra dá stop”: construções modalizadoras a partir do verbo “dar”
ALINE DANIELLY LEAL DA SILVA
Usos de (em)bora em conversas informais: um estudo descritivo de gramaticalização
AYMMÉE SILVEIRA SANTOS/ MARIA AUXILIADORA BEZERRA
Funcionalismo e ensino: o sujeito posposto em sala de aula
GABRIELA FERNANDES ALBANO
15h00 DISCUSSÃO Os itens mas, e, e agora na função de adversativas
Mª JOSÉ DE OLIVEIRA/
GISONALDO ARCANJO DE SOUZA
DISCUSSÃO
15h15 DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OBJETOS, INSTRUMENTOS, SUJEITOS E PRÁTICA

                                                                                                                          GT 11              Sala 11A

COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Aloisio de Medeiros Dantas (UFCG), Profª Drª Telma Cristina G. da Silva (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 A constituição do discurso humorístico à luz da AD Francesa: um estudo do gênero charge política
TELMA CRISTINA GOMES DA SILVA
A construção da identidade universitária e sua relação com a produção do gênero-discursivo monografia no contexto acadêmico
ROSEMARY EVARISTO BARBOSA
Cartas do leitor: no meio do caminho da sala de aula às revistas, tem uma edição
SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO
14h15 Concepções de linguagem: uma análise preliminar do discurso docente e das práticas em sala de aula
RENATO GABRIEL BEZERRA
A construção da imagem da mulher no discurso machista em propagandas da Volkswagen e suas implicações no ensino
MAYARA CARVALHO PEIXOTO PEIXOTO
Gêneros do discurso e (des)historicização do leitor no discurso do livro didático de português
TASSIANA BRAGA RODRIGUES
14h30 Discurso, Mídia e Poder: implicações para o ensino
IVANDILSON COSTA
A escrita engajada no jornalismo lusófono: uma análise de perfis discursivos de escritores africanos no período colonial (séculos XIX e XX)
TÉRCIO DE ABREU PAPAROTO
O funcionamento discursivo da canção brasileira no exame de avaliação nacional do ensino médio de língua portuguesa
KAROL COSTA GUEDES
14h45 O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade
ANDERSON LINS
A organização do texto argumentativo no livro didático: um estudo das técnicas argumentativas no processo ensino e aprendizagem de língua portuguesa na educação básica
EDMAR PEIXOTO
Sob o signo da normatização: como dizer a língua em fanpages
ANDERSON LINS
15h00 Os efeitos de sentidos nas leituras em torno da peça “simplesmente eu,” de Beth Goulart: sob a contribuição da análise de discurso
JULIANA BATISTA DOS SANTOS
A Representação discursiva ideológica feminina: desbravando as redes sociais e suas (re)significações midiáticas
EBERVÂNIA MARIA DA SILVA
Referenciação como fator de argumentação em redações escolares
VALMIR JOAQUIM SILVA JUNIOR
15h15 O discurso do aluno na aula virtual: um estudo da construção de sentidos do texto
TELMA CRISTINA GOMES DA SILVA
Identidade e representação das pessoas com necessidades especiais em livros didáticos de língua portuguesa
DANIELE BASÍLIO NUNES
Uma análise do gênero palestra: o discurso do escritor
MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO
15h30 DISCUSSÃO DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OBJETOS, INSTRUMENTOS, SUJEITOS E PRÁTICA

                                                                                                                        GT 11              Sala 11B

COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Aloisio de Medeiros Dantas (UFCG), Profª Drª Telma Cristina G. da Silva (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia)
14h00 Identidades de sujeitos de ensino construídas nos discursos das notícias
SILVANYA ROMEU
A construção da representação feminina em jornais veiculados no estado de Pernambuco: análise discursiva de notícias que retratam a mulher vítima de violência
ALINE BARBOSA DA SILVA
14h15 Teoria do discurso, língua, ensino e educação: memórias e narrativas da subjetividade negra em Recife
DÉBORA CÂNDIDA GONÇALVES
Crítica teatral e ditadura militar: uma difícil relação
BENIGNA SOARES LESSA NETA
14h30 As nuances do efeito-leitor afetadas pela leitura discursiva numa proposta de atividade de leitura
ELYSAMA THAMIRYS A. DE MORAIS
Vozes silenciadas: sujeitos e práticas discursivas no ensino fundamental
EMANUELE THAMIRYS ARAÚJO MORAIS
14h45 Distância entre o trabalho prescrito e o real do trabalho: uma análise do trabalho docente nos cursos preparatórios para o ENEM
GABRIELA BELO DA SILVA/ BRUNA COSTA SILVA
DISCUSSÃO
15h00 A leitura dos discursos apresentados em anúncios publicitários para o público infantil da revista Recreio
LUCIANA FERNANDES NERY
15h15 O ser professor: subjetividade discursiva em “A importância do ato de ler”, de Paulo Freire
MARIANA DA SILVA GOUVEIA
15h30 DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUAS       

                                                                                                                                       GT 12  Sala 12 A

COORDENAÇÃO: Profª Drª Maria de Fátima Almeida (UFPB), Prof. Ms. Manassés Morais Xavier (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 Leituras dialógicas do jornalismo político por alunos do Ensino Médio
MANASSÉS MORAIS XAVIER/ MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA
A (des)aglutinação sintático-semântico-discursiva: uma perspectiva enunciativa do verbo intransitivo sonhar em reportagens impressas
FABÍOLA NÓBREGA
A leitura como prática dialógica de construção de sentidos: um enfoque discursivo
FLAVIO FERREIRA
14h15 A paródia em sala de aula do 9º ano: trabalhando com o gênero discursivo música
ALESSANDRA. DE CARVALHO BARBOSA
Istina e Pravda: a verdade no discurso religioso
ELIAS COELHO DA SILVA
Leitura e compreensão responsiva do gênero discursivo notícia de popularização da ciência
HÉLCIA M. DE C. DINIZ E SILVA/ MARIA VERÔNICA A. S. EDMUNDSON
14h30 Interação professores-alunos: dialogismo no material didático da educação a distância
DAVILLE HENRIQUE VIANA GARCIA/ MARIA AMÁLIA R. SÁTIRO DE BARROS
Destacabilidade e enunciados curtos: uma proposta de análise linguística
FRANCISCO VIEIRA SILVA/ ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Orquestrando vozes: a autoria no gênero monografia de conclusão de curso de Letras
ILDERLÂNDIO NASCIMENTO
14h45 Tirinhas, por uma leitura crítica de mundo
FRANCIELLY COELHO DA SILVA/ RITA OLIVEIRA
A concepção dialógica de linguagem como princípio norteador da prática docente
JANIELLY SANTOS DE VASCONCELOS/ MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA
O texto como objeto de investigação nas Ciências Humanas segundo a ótica bakhtiniana
LUDMILA KEMIAC
15h00 A leitura e inserção de gêneros jornalísticos no Ensino Médio
JOÃO PAULO ROCHA/ JULIANA ANDREA CIRINO DA SILVA
Representações identitárias do índio no Livro Didático de Português: relações entre PCNs e LD
JORGE JABLONSKI
Análise dialógica da autoria em enunciados inscritos na Praça do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB
JOSERLÂNDIO DA COSTA SILVA/ PEDRO FARIAS FRANCELINO
15h15 Produção de material didático na EAD: uma perspectiva dialógica
MARIA AMÁLIA R. SÁTIRO DE BARROS/ DAVILLE HENRIQUE VIANA GARCIA
O tratamento do estilo do gênero discursivo no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
TEREZINHA J. G. NASCIMENTO
Dialogismo e polifonia em enunciados publicitários
LÍVIA MARIA ALVARENGA DE LIMA/ VALDENICE LIMA
15h30 DISCUSSÃO DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUAS       

                                                                                                                  GT 12              Sala 12 B

COORDENAÇÃO: Profª Drª Maria de Fátima Almeida (UFPB) Prof. Ms. Manassés Morais Xavier (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 O Capitalismo, a Guerra Fria e Mafalda: uma análise a partir do conceito de Polifonia na obra de Mikhail Bakhtin
JOÃO PEDRO LOBO ANTUNES/ MARA CRISTIANE F. DE OLIVEIRA
Facebook: um espaço oportuno para enunciados concretos
MARIA DAS DORES DE LIMA P. FILHA
Memorial de formação: espaço de relações de alteridade
MARLIANE A. LIRA DE MEDEIROS COSTA
14h15 Convergências e divergências no discursivo político
MARIA VALERIA SIQUEIRA MARQUES
“Ele veio pra cima de mim…  me chamando de sapatão”: formas de inscrição da palavra alheia no discurso
PATRÍCIA SILVA ROSAS DE ARAÚJO
Interface entre o discurso religioso e as artes plásticas: as ressignicações da Santa Ceia de Leonardo da Vinci
JULIA CRISTINA DE LIMA COSTA/ ELIAS COELHO DA SILVA/ MARIA DO CARMO RAMOS DA SILVA
14h30 A produção textual colaborativa em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma perspectiva dialógica
SANDRA NOBERTO
O gênero tirinha numa perspectiva dialógica da linguagem
MIKAYLSON ROCHA/ RAMÍSIO VIEIRA DE SOUZA/ ALMIR ANACLETO DE ARAUJO GOMES
A (des)construção de uma “teologia gay”: dialogismo e subjetividade na perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem
MICHEL PRATINI BERNARDO DA SILVA
14h45 A Análise Dialógica do Discurso no livro didático do Ensino Fundamental II: contribuições da estilística para ensino deLíngua Portuguesa
SYMONE NAYARA C. BEZERRA/ MANASSÉS MORAIS XAVIER
O dialogismo como eixo norteador do ensino da leitura e escrita: gênero discursivo fábula
RAMÍSIO VIEIRA DE SOUZA/ALMIR ANACLETO DE ARAUJO GOMES/ MIKAYLSON ROCHA
O discurso do apóstolo Paulo em Atenas sob o olhar da perspectiva bakhtiniana
JULIA CRISTINA DE LIMA COSTA/ WILDER KLEBER FERNANDES DE SANTANA
15h00 Singularidades, subjetividades e identidades de professora e aprendizes em avaliações/pareceres de crianças em processo de aquisição de língua adicional
SIMONE GRAMS LAND
Uma leitura de ementas e objetivos de planos de ensino da linguagem nos cursos de Direito à luz da teoria bakhtiniana
RIVALDETE MARIA OLIVEIRA DA SILVA
Jesus Cristo e seu discurso acerca da incredulidade judaica: uma representação dialógico-discursiva a partir do relato do evangelista João
WILDER KLEBER FERNANDES DE SANTANA
15h15 Reflexões acerca da construção do estilo na produção textual: caminhos para uma abordagem dialógica
THAIS DE ANDRADE LIMA
O dialogismo na canção do sujeito social Cazuza: no entrecruzamento das vozes, a construção do sentido
RONILSON FERREIRA DOS SANTOS
Ressonâncias de teorias de texto e de discurso em relatos de professores em formação inicial: (in)compreensões acerca do objeto de ensino de Língua Portuguesa
PEDRO FARIAS FRANCELINO
15h30 Os exercícios de compreensão na coleção Português Linguagens: atividades de copiação ou orientações para prática da cidadania?
JOSÉ FERNANDES CAMPOS JÚNIOR
No processo de titulação de textos por alunos do ensino fundamental
MARIA HOZANETE ALVEZ DE LIMA
 Língua e interação: contribuições de Bakhtin para o ensino contemporâneo de Língua Portuguesa.

POLIANA ANDRADE AZEVÊDO

15h45 DISCUSSÃO DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          LITERATURA E ENSINO: PRÁTICAS E REFLEXÕES NO CONTEXTO DA SALA DE AULA         

                                                                                                                    GT 13              Sala 13

COORDENAÇÃO: Proª Drª Izabel Cristina da Costa Bezerra Oliveira (UERN)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 As personagens femininas de Mário de Andrade de na sala de aula
ALESSANDRA GOMES COUTINHO FERREIRA/ JANAÍNA PEREIRA DANIEL
As funções da linguagem na construção poética de Leda Maciel
CLÁUDIO ÉVERTON MARTINS DA SILVA 
A importância da literatura na formação do professor: discussões e contribuições do PIBID na escola
ALEXANDRE NONATO/ EDILENE QUEIROZ/ EUDIVÂNIA COSTA/ GILBERTO FERREIRA COSTA
14h15 12 passeios pelos bosques da ficção
CARMEN LUCIA C. DO REGO COSTA
O menino é o inventaestórias: o fragmento 47 das Galáxias, de Haroldo de Campos, em sala de aula no Ensino Médio
HENRIQUE EDUARDO DE SOUSA
As personagens femininas de Mário de Andrade  na sala de aula
JANAINA PEREIRA DANIEL FARIAS
14h30 O ensino de literatura em uma escola pública de angicos/RN: saberes necessários para as práticas de letramento literário no ensino médio
FRANCISCO CEZAR BARBALHO
A valorização da identidade negra em “menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado
ILCEE CORTEZ N. DE OLIVEIRA
A crônica no olhar do cronista
MÁRCIA DE OLIVEIRA PINTO
14h45 Tecendo leituras: o letramento literário e a comunicação intertexto
FRANCYIZABELLY OLIVEIRA MACEDO
Recepção e ensino: uma experiência com poemas verbivocovisuais
ISABELLE DE ARAÚJO PIRES
A crônica: potencializando reflexões no contexto de sala de aula
MARIA SUELY DA COSTA
15h00 Literatura na escola: prática docente com leitura literária no 2º Ano do Ensino FundamentalGABRIELA DE OLIVEIRA GODEIRO Letramento literário: o boom do ensino de literatura brasileira
JACKLAINE ALMEIDA SILVA
Problemáticas concernentes ao livro didático de literatura do ensino médio
NETANIAS MATEUS DE SOUZA CASTRO
EDCARLA RAISSA AIRES DA SILVA
15h15 Uma proposta de aula de literatura: análise das canções Beatriz e Ciranda da Bailarina de Chico Buarque
JONATHAN LUCAS MOREIRA LEITE
O lúdico e a crítica social em Os Saltimbancos, de Chico Buarque: uma proposta de ensino sob a perspectiva do letramento literário
JÉSSICA PEREIRA GONÇALVES/JAINE DE SOUZA BARBOSA
Literatura de cordel na sala de aula: expressividade e cultura popular em versos
VERA LUCIA OLIVEIRA CARDOSO
15h30 O texto de ficção na formação leitora
RENATO DE ARAÚJO
Consumismo e felicidade à luz da leitura de mundo
ZENAIDE BRITO DE ABREU/ ROSENI MIRANDA DA SILVA NASCIMENTO
DISCUSSÃO
15h45 DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          LITERATURA E GÊNEROS LITERÁRIOS EM AULAS DE LÍNGUAS/ CULTURAS: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES                        

                                                                                                         GT 14              Sala 14 A

COORDENAÇÃO: Profª Drª Ana Luiza Ramazzina Ghirardi (UNIFESP) e Prof. Ms. Nyeberth Emanuel P. dos Santos (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 A leitura do gênero memórias a partir de sequências didáticas
ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM
Leitura deleite: formação de leitor, prazer estético e alfabetização
DANIEL RODRIGUES CAVALCANTI
Literatura no Ensino Fundamental: práticas metodológicas no contexto da sala de aula
JOAES CABRAL DE LIMA
14h15 Literatura em quadrinhos: En voyage – Guy de Maupassant
ALBENISE MARIANA DE QUEIROZ SALES
Reflexões sobre o livro didático do Ensino Médio: a literatura em foco
DAYSE AURICÉA DA SILVA ALVES
A intercompreensão auxiliando o desenvolvimento da leitura do gênero canção: a canção em sala de aula de LE
JOSÉ RIBAMAR CAROLINO BEZERRA
14h30 O paradidático em aulas de língua inglesa no Ensino Médio: estudo de sua viabilidade prática de acordo com as orientações dos parâmetros curriculares nacionais
ALBÉRIS ERON FLÁVIO DE OLIVEIRA ERON
Influências da leitura literária na escrita infantil: reflexões sobre propostas de práticas de leitura e escrita para o ciclo de alfabetização
ERIGLAUBER EDIVIRGENS OLIVEIRA DA SILVA
O uso da história em quadrinhos no processo de leitura e escrita de alunos do ensino fundamental
JOSETE MARINHO DE LUCENA
14h45 A importância da cultura no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e o papel da literatura neste contexto
ALBÉRIS ERON FLÁVIO DE OLIVEIRA ERON
Machado de Assis no ensino fundamental: trabalhando a leitura e a interação através do conto “O enfermeiro
FABIANA MARIA DOS SANTOS SOUZA
Intercompreensão de línguas românicas: uma proposta com Don Quijote de la Mancha, na promoção da língua portuguesa
JOSIMAR ALVES DA SILVA
15h00 A representação feminina sob a ótica transgressiva na obra Caminho de Pedras, de Rachel de Queiroz.ANTÔNIO MARQUES PEREIRA FILHO Aula de leitura: a poesia e suas contribuições para o imaginário infantil e juvenil
JANAÍNA DA COSTA BARBOSA
O fantástico e o tenebroso na arte: relato de experiência com projeto temático no IFPB, em Campina Grande
JOYCE KELLY BARROS HENRIQUE
TAMIRES DO NASCIMENTO ATAÍDE
15h15 Goticizando o ensino: google translator como ferramenta de tradução e adaptação de textos literários em inglês
AURICÉLIO SOARES FERNANDES
Método recepcional: uma proposta didático-metodológica para aulas de literatura
JANILE SIMONY RODRIGUES BANDEIRA DE ARAGÃO
O ensino da gramática e suas problemáticas: uma análise linguística da obra “Emília no país da gramática” de Monteiro Lobato
JULIA NEVES GONÇALVES
15h30 DISCUSSÃO DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          LITERATURA E GÊNEROS LITERÁRIOS EM AULAS DE LÍNGUAS/ CULTURAS: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES                        

                                                                                                                    GT 14              Sala 14 B

COORDENAÇÃO: Profª Drª Ana Luiza Ramazzina Ghirardi (UNIFESP) e Prof. Ms. Nyeberth Emanuel P. dos Santos (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 A literatura dramática no componente curricular literatura e ensino: experiências e reflexões
KELLY SHEILA INOCÊNCIO COSTA AIRES
Porque língua de sinais não é sinônimo de gestos subjetivos
MARIA GORETE DE MEDEIROS
Literatura e gêneros literários: diálogos entre obras e tempos
RAFAELA DAYNE RIBEIRO LUCENA
14h15 Entre o narrar e o contar da memória: uma leitura do conto “Lullaby”, de Leslie Marmon Silko
KLEYTON PEREIRA
O uso da história em quadrinhos no processo de leitura e escrita de alunos do ensino fundamental
MARIA LUCIANE DOS SANTOS NASCIMENTO
Práticas e concepções no ensino de literatura: uma análise sobre alunos ingressantes no curso de letras
RAQUEL MONTEIRO
14h30 Ensinando língua com literatura: de professor para professor
LARISSA CAVALCANTI
Letramento literário em cursos de pedagogia: uma experiência com diários de leitura
MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Um trago de cólera
RITA OLIVEIRA
14h45 A língua viva e criativa na escola: ensinando língua e literatura com a crônica
LARISSA LEAL NEVES
Literatura surda: o que é?MONALISA BARBOZA SANTOS Dalton Trevisan e Marcelino Freire: o gênero conto e sua complexidade epistemológica
SILVANNA OLIVEIRA
15h00 O uso do texto literário como uma ferramenta de aquisição de língua e cultura para alunos do ensino médio
LUIS PATRIOTA
Leitura, versos e melodias: vivência com vozes poéticas da música popular brasileira
PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA
Configurações do erótico em Newton Navarro e Clarice Lispector: o trabalho com narrativas curtas em sala de aula
STEFÂNNYA SILVEIRA DE MACEDO
15h15 Os discursos brasileiro e angolano na aula de língua portuguesa por meio do conto oral
MARCELA DE MELO CORDEIRO EULÁLIO
JOSILENE PINHEIRO-MARIZ
Literatura brasileira da contemporaneidade: um debate sobre as novas formatações e sua inserção no contexto escolar
PATRÍCIA VALÉRIA VIEIRA DA COSTA
Ensino de língua e literatura por meio de projeto didático: relato de experiência no ensino fundamental
SUELEN OLIVEIRA DE BRITO
15h30 DISCUSSÃO DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          LITERATURA E GÊNEROS LITERÁRIOS EM AULAS DE LÍNGUAS/ CULTURAS: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES                        

                                                                                                                             GT 14              Sala 14 C

COORDENAÇÃO: Profª Drª Ana Luiza Ramazzina Ghirardi (UNIFESP) e Prof. Ms. Nyeberth Emanuel P. dos Santos (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 A literatura no ensino médio e a presença da arte literária no ENEM
TATIANA ALBINO RODRIGUES
 
14h15 Aula de cultura/literatura inglesa: uma ferramenta na reflexão sobre a identidade do sujeito-aluno
THAINÁ GABRIELLE
14h30 Sesquicentenário de Alice no País das Maravilhas: um convite à leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental
VERA LUCIA OLIVEIRA CARDOSO
14h45 Letramento literário em meio à cultura digital: o papel do professor na formação de leitores
WANDA PARÍCIA DE SOUSA GAUDÊNCIO SANTOS/MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
15h00 O mundo hispanoguineano de Elsa López em sala de LE
FLÁVIA POMPEU
JOSILENE PINHEIRO-MARIZDISCUSSÃO
15h15
15h30

 

GRUPO DE TRABALHO:                      POESIA LÍRICA: PESQUISA E ENSINO

                                                                                                                         GT 15              Sala 15

COORDENAÇÃO: Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves (UFCG) e Profª Drª Kalina Naro Guimarães (UEPB)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 Poesia Lírica em sala de aula: uma leitura crítica de As cigarras e Módulo de verão
AMANDA RAMALHO DE F. BRITO
Leitura estrutural e semântico do soneto 168 de Sóror Juana
BÁRBARA CAMPOS GINES/ LORENA DE SOUZA
A resistência na poesia de cordel e suas contribuições para a leitura em sala de aula
THAISA ROCHELLE P. MARTINS
14h15 O viés do riso na recepção do poema: “A tristeza entre o avô e o copo d’água” de Sérgio de Castro Pinto
GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA
A semiótica de Peirce e o ensino da poesia
LINDJANE DOS SANTOS PEREIRA DE MEDEIROS
A magia europeia e a ginga brasileira: diálogos entre o cordel e as novelas de cavalaria, em Lampião e Lancelote
FELLIPE NILDO OLIVEIRA DE LIMA
14h30 A literatura e a poesia no ensino fundamental: como suprir as lacunas do currículo?
WALTER CAVALCANTI COSTA/ AMARA CRISTINA DE BARROS E SILVA BOTELHO
O Haicai em sala de aula: uma proposta de leitura para o ensino médio
LÍLIAN DA CRUZ RÉGIS
Do cordel ao manual: como pensar essa relação?HADOOCK MEDEIROS
14h45 O poema na sala de aula: práticas de leitura no ensino médio
FRANCISCO CEZAR BARBALHO
Imagens do espelho na poesia de Mário Quintana
CLAUDENICE DA SILVA SOUZA
A poesia erótica de Gilka Machado na formação literária
MARIA DO SOCORRO PINHEIRO
15h00 Ensino de literatura: proposta de leitura de Manoel de Barros no ensino fundamental
LEIDIANI FAUSTINO LIMA
Por que os livros estão fechados, professor(a)?
JOÃO PAULO FERNANDES
A poesia de Alice Ruiz: A recepção do poema Socorro na sala de aula
MARIVALDO OMENA BATISTA
15h15 DISCUSSÃO Infância, natureza e metalinguagem em poema de Manoel de Barros
FRANCY IZABELLY OLIVEIRA MACEDO
O ouro dos cajus e outras imagens na poesia de Lenilde Freitas
JOSÉ HELDER PINHEIRO ALVES
15h30 DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:                      ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES           

                                                                                               GT 16              Sala 16

COORDENAÇÃO: Profª Ms. Tássia Tavares de Oliveira (UFCG), Profª Ms. Aluska Silva Carvalho (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 Literatura e ensino: um olhar observador
ANTÔNIO MARQUES PEREIRA FILHO
Currículo e cultura popular: por uma educação mais humanizada e multicultural
BIANCA FARIAS DA SILVEIRA
A literatura continua em perigo… Salve o amor à literatura
DANIELA SEGABINAZI
RAQUEL SOUSA DA SILVA
14h15 Poesia, ensino e formação de professores no Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa
DIOGO DOS SANTOS SOUZA
Projeto literatura comparada: um relato de experiência
JAIANE ALVES SILVA
O ensino de literatura por meio do gênero oral sarau poético
JÉSSICA RODRIGUES FÉRRER
14h30 Formação leitora, documentos oficiais e livro didático: um diálogo inexistente?
KLEBIA SELIANE PEREIRA DE SOUZA
Literatura africana em sala de aula: uma proposta de ensino com os contos “Nós matamos o cão tinhoso” de Luís Bernardo Honwana e “Nós choramos pelo cão tinhoso” de Ondjaki
NATHALIA NIELY TAVARES ALVES
Um olhar intertextual: Medeia e Iracema em sala de aula
NATHALIA NIELY TAVARES ALVES
14h45 Ninguém nasce professor, torna-se professor: trajetória de formação em situação de estágio supervisionado para a docência em literatura no contexto do Ensino Médio
OLAVO BARRETO DE SOUZA
Ensino de literatura e formação do leitor no estágio supervisionado
ROBERTA TIBURCIO BARBOSA
O ensino de literatura: o entrelaçamento entre teoria e prática
MARIA DA LUZ DUARTE SILVA
15h00 A essência criativa e lúdica da literatura de cordel como ferramenta relevante para a formação de leitores
SEVERINA DIOSILENE DA SILVA MACIEL
Metapoesia em sala de aula: memórias reflexivas sobre as aulas de literatura em Prática de Ensino II
SILVANNA OLIVEIRA
Mediação: as obras de Machado de Assis na sala de aula na percepção de licenciandas em Letras/PIBID
TATIANE DE LOURDES MOREIRA CAVALCANTI
15h15 O conto na sala de aula: uma estratégia em torno do contexto literário
VANESSA LUCIENE PEREIRA DA SILVA
O gênero conto no fundamental II: um relato de experiência de estágio supervisionado
SAIONARA FERREIRA ALVES
DISCUSSÃO
15h30 DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          ENSINO DE  LÍNGUA E LITERATURA NAS AULAS DE ELE: DISCUSSÕES, RELATOS E ABORDAGENS 

                                                                                                                        GT 17              Sala 17

COORDENAÇÃO: Profª Drª Isis Milreu (UFCG), Prof. Ms. Fabrício Dantas (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia)  
14h00 Leituras de um clássico literário nas aulas de ELE: uma proposta para a abordagem de El burlador de Sevilla y convidado de Piedra (1630), de Tirso de Molina
ALINE OLIVEIRA ARRUDA
Convergindo literatura e música em língua espanhola: por uma inclusão analítico-pedagógica no Ensino Médio
FABRÍCIO CORDEIRO DANTAS
14h15 Textos literários e variantes linguísticas nas aulas de língua espanhola: reflexões e práticas
JORGE JABLONSKI
Textos multimodais como recursos auxiliadores da literatura para o ensino de LE
GISELY CASTOR DE ANDRADE
14h30 A autobiografia nas aulas de língua espanhola em contexto universitário
JOSÉ VERANILDO LOPES DA COSTA JUNIOR
La lengua de las mariposas: literatura, cinema, cultura e cinema nas aulas de LE
ISIS MILREU
14h45 Trabalhando a literatura afro-hispano-americana em aulas de ELE no ensino médio: uma proposta didática
KEYTE GABRIELLE MACENA RIBEIRO
Literatura hispanoamericana e cinema no ensino do espanhol como língua estrangeira
JÚLIO CÉSAR VASCONCELOS VIANA
15h00 A semiótica como recurso no processo de inserção de textos literários no ensino de ELE: perspectivas, implicações e contribuições
RAQUEL SANTOS LEANDRO HERMINIO
A atualização de desenhos animados em aulas de língua espanhola
ÉRIKA FIGUEIREDO DIAS
15h15 Quiroga para crianças: ensinando espanhol através da leitura do conto
MARIA JOSÉ DA SILVA LEANDRO
DISCUSSÃO
15h30 DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          ESTUDOS DE LITERATURAS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA E DE OUTRAS LITERATURAS AFRICANAS

                                                                                                                       GT 18              Sala 18

COORDENAÇÃO: Profª Drª Josilene Pinheiro-Mariz (POSLE/UFCG), Profª Drª Zuleide Duarte (UEPB)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 A narração da identidade moçambicana: religião e cultura em O Sétimo Juramento de Paulina Chiziane
ALCINA SIMPLICIO
Na berma de nenhuma estrada: práticas escolares e o lugar da literatura africana no Ensino Médio
JOSÉ AUGUSTO SOARES LIMA
O efeito do ethos discursivo na adesão do público ao Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal de Vieira
HERYZÂNYA ALVES RAMALHO
14h15 Entre tradição e modernidade em Paulina Chiziane: Ventos do Apocalipse e Niketche – uma história de poligamia
MARIA APARECIDA N. DE ALMEIDA
A espera feminina no conto A cantadeira, de Mia Couto
MOAMA MARQUES
A literatura como representação da cultura africana: uma experiência de ensino
JAINE BARBOSAJÉSSICA PEREIRA GONÇALVES
14h30 A literatura moçambicana: uma análise cultural, mítica e identitária através do romance O Sétimo Juramento de Paulina Chiziane
CAMILLA RODRIGUES PROTETOR
CRISTINA BOTELHO
Do grotesco e sua exploração econômica – leitura de dois contos de Mia Couto
ETIENE RODRIGUES
A dialética saramaguiana: um método narrativo
JOSÉ DIEGO CIRNE SANTOS
14h45 Nas trincheiras do esquecer e do lembrar: a construção da identidade no romance Teoria Geral do Esquecimento, de José Eduardo Agualusa
ELAINE CRISTINA GUEDES DA SILVA
Elementos censuráveis em O Cesto e A Saia Almarrotada, de Mia Couto
PAULO DE FREITAS GOMES
O horizonte de expectativas e o ensino dos textos africanos de expressão portuguesa: uma proposta para a formação de leitores na educação básica
JOSÉ LEANDRO CABRAL DO NASCIMENTO/ AMARA CRISTINA DE BARROS E SILVA BOTELHO
15h00 Memória e identidade: um estudo da personagem Ludovica, em Teoria Geral do Esquecimento
JOBSON SOARES DA SILVA
Literatura e ideologia em Zito Makoa, da 4ª classe de Luandino Vieira
ALDENORA MÁRCIA C. P. CARVALHO/ PATRÍCIA PINHEIRO MENEGON
Romance autobiográfico: registros identitários da mulher árabe, em L’amour, la fantasia, de Assia Djebar
MARIA RENNALLY SOARES DA SILVA
15h15 Valorização e reconhecimento da diversidade cultural no conto Ynari, A Menina das Cinco Tranças
PATRÍCIA PINHEIRO MENEGON/ ALDENORA M. C. PINHEIRO CARVALHO
Literatura infanto-juvenil da África francófona: alguns dados e perspectivas
JÉSSICA RODRIGUES FLORÊNCIO/ JOSILENE PINHEIRO-MARIZ
A descoberta da identidade na voz da Americanah
PAULA DE SOUSA COSTA
15h30 As personagens femininas de A Sibila no contexto social rural
MYRNA MACHADO
O realismo animista em O quente aconchego da mãe negra de Sérgio Veiga
FILIPE BANDEIRA
Pós-colonialismo e autoficção em contos de Lília Momplé: aconteceu em Saua-Saua, o baile de Celina e ninguém matou Suhura
MARIA APARECIDA N. DE ALMEIDA
OLAVO BARRETO DE SOUZA
15h45 A renúncia da liberdade como característica da estética romântica em Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco
ANIELLE ANDRADE DE SOUSA
Cecília Meireles: mulher em trânsito rumo à índia
GISELE PEREIRA DE OLIVEIRA
DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          O PIBID NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO  DA LÍNGUA PORTUGUESA               

                                                                                                                               GT 19              Sala 19

COORDENAÇÃO: Profª Drª Márcia Candeia Rodrigues (UFCG), Profª Drª Ana Paula Sarmento Carneiro (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 PIADA: um gênero de natureza humorística na sala de aula
SABRINA SILVA FERREIRA
Contribuições do PIBID-Letras para a formação do aluno-leitor em turmas do Ensino Fundamental I
ANA ODÍLIA M. ESTRELA DE ABRANTES
A presença do outro na escrita de cartas de motivação por graduandos pibidianos
ANA PAULA S. CARNEIRO
14h15 O impacto do PIBID na ação de avaliar o planejamento de atividades com gêneros
DÍZIA ARAÚJO LOPES
Abordagem da homossexualidade em sequências didáticas de língua portuguesa
FABRÍCIO BATISTA DE SOUSA
A importância dos elementos da textualidade na construção de sentidos na escrita do aluno surdo: uma experiência proporcionada pelo PIBID/LETRAS-UFPB
FERNANDA DINIZ FERREIRA
14h30 O bilhete como proposta de intervenção textual: experiências do PIBID
BRUNA WANDERLEY PEREIRA
Construindo saberes: o PIBID e a formação docente
ROBERTA TIBURCIO BARBOSA/ ALESSANDRA MAGDA DE MIRANDA/ JOSILMA PEREIRA BARROS/
FERNANDA FÉLIX DA COSTA BATISTA
A relevância do PIBID para a formação e prática pedagógica do professor de língua portuguesa: breve reflexão
FRANCISCA JUSSARA ALVES VIEIRA
14h45 Quem lê conta história: um projeto incentivador para leitura no ensino fundamental
CLÁUDIA DA COSTA LIMA
PIBID e a formação de professores de língua portuguesa: um olhar para a prática docente no ensino fundamental
FRANCIELLY DA SILVA OLIVEIRA
O PIBID na educação básica: formação docente e ensino da língua portuguesa
JOSEFA CHRISTIANE M. MARTINS
15h00 Do conto ao debate: estimulando as práticas de leitura através dos gêneros textuais
GENILMA G. C. ROSENDO DE LIMA
PIBID, diversidade, escola indígena e interculturalidade
JONISE NUNES SANTOS
A produção do texto escrito no planejamento docente
MONALIZA MIKAELA
15h15 Práticas interdisciplinares em contextos de ensino de língua portuguesa
MÁRCIA CANDEIA RODRIGUES
Modelos de leitura: uma análise do caderno das Olimpíadas de Língua Portuguesa
MAYARA CARVALHO PEIXOTO PEIXOTO
Interdisciplinaridade e ensino de língua portuguesa: vivência no projeto PIBID
SHIRLEY O. DE SOUZA MANGUEIRA
15h30 O ensino de escrita numa perspectiva interacionista: descrição de um procedimento
RENATA DO NASCIMENTO BIZÊRRA
O gênero seminário na sala de aula: contribuições do PIBID/ LETRAS/UFCG
ROSEANE FIRMINO DA SILVA
15h45 O PIBID e a formação docente: um relato de experiência
JÉSSICA RODRIGUES FÉRRER
  DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          ANÁLISE LINGUÍSTICA E ENSINO            

                                                                                                                     GT 20              Sala 20

COORDENAÇÃO: Profª Drª Maria Augusta Reinaldo (POSLE/UFCG), Profª Drª Maria Angélica de Oliveira (UFCG) e Profª Ms. Laura Dourado Régis (UEPB/PROLING/UFPB)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 Desvios ortográficos nas produções textuais indicadores do que precisamos ensinar
ANA CRISTINA SANTOS
Conhecimentos linguísticos no ENEM: O que tem sido feito?BRUNA BANDEIRA DE MELLO SANTOS A linguagem do fandom: estudo sobre a formação de palavras nos fandoms e sua implicação para o ensino de língua portuguesa
DÉBORAH ALVES MIRANDA
14h15 Análise de desvios gramaticais em redações de alunos do ensino médio: reflexões sobre o uso da norma padrão
ANDREZA DA SILVA FERREIRA
Sobre o ensino de gramática e análise linguística: um estudo do livro didático do Ensino Médio
EDCARLA RAYSSA/ NETANIAS MATEUS DE SOUZA CASTRO
(Re)conhecimento da adjetivação como aspecto linguístico-gramatical no gênero reportagem
JACKSON CÍCERO FRANÇA BARBOSA
14h30 Os desvios ortográficos numa perspectiva linguística
ANGELA CLAUDIA R. DO NASCIMENTO
Coesão e prática textual no ensino fundamental
ELIOENAI MACENA DE ARAÚJO/ ROSANA COSTA OLIVEIRA/ MATHEUS DE ALMEIDA BARBOSA
A Interseção entre Análise Linguística e Estudo do Texto: uma proposta de práticas de linguagem para a Educação de Jovens e Adultos
JAIRO MORATÓRIO DO CARMO/ THAIS FERNANDES SAMPAIO
14h45 Interpretações de alternância vocálica aplicáveis aos verbos poder e pôr
BIANCA DANTAS DE MEDEIROS/ CAROLINE BENTO DE OLIVEIRA/ CARLA MARIA CUNHA
A retextualização como caminho de apropriação de gêneros textuais em sala de aula
DENNYS DIKSON
Análise e reflexão da língua a partir de uma proposta de estudo do gênero textual regras de jogo
LAURA DOURADO LOULA
15h00 Processos fonológicos: propostas de atividades para o desenvolvimento da consciência fonológica
IZABEL CRISTINA B. DE OLIVEIRA
A prática de análise linguística em livros didáticos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental
HUGO HENRIQUE BARBOSA DA SILVA
A coesão referencial em produções escritas: uma proposta didática para o ensino de língua materna
LEONILDO LEAL
15h15 A criança e os saberes ortográficos nos processos de escritura de textos
JAKECILENE BARBOSA/ MARIA HOZANETE ALVES DE LIMA
A dimensão política da didaticidade sobre a análise linguística em documentos: o estudo do apagamento
ISABELLE GUEDES DA SILVA SOUSA
A presença de elementos modalizadores no resumo acadêmico: um recurso semântico-argumentativo
MARCOS ANTÔNIO DA SILVA
15h30 DISCUSSÃO DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

GRUPO DE TRABALHO:          ANÁLISE LINGUÍSTICA E ENSINO            

                                                                                                                         GT 20              Sala 20B

COORDENAÇÃO: Profª  Drª Maria Augusta Reinaldo (POSLE/UFCG), Profª Drª Maria Angélica de Oliveira (UFCG) e Profª Ms. Laura Dourado Régis (UEPB/PROLING/UFPB)
Horário   Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia)  
14h00   Análise linguística e textualização: reflexões sobre propostas didáticas
MARIA AUGUSTA REINALDO
14h15 O comportamento dos pronomes relativos na organização sintático-semântica do texto em redações do ENEM
PAULO RICARDO SOARES PEREIRA
14h30 O estudo da sentença matriz das sentenças subordinadas substantivas em duas gramáticas funcionalistas
RAISSA GONÇALVES DE ANDRADE MOREIRA/ SAMYRA FERREIRA RAMOS RODRIGUES
14h45 Análise linguística no livro didático de português
RENATO DE ARAÚJO/ LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES
15h00 Operacionalização a gramática reflexiva nas aulas de Língua Portuguesa
JOSÉ LEANDRO GONÇALVES DE PONTES JÚNIOR

DISCUSSÃO

15h15
15h30

 

GRUPO DE TRABALHO:          A LITERATURA INFANTIL E LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL            

                                                                                                                     GT 21          Sala 21

COORDENAÇÃO: Profª Drª Márcia Tavares (UFCG)
Horário Quarta-feira  04/10/2015  (1º dia) Quinta-feira  05/10/2015  (2º dia) Sexta-feira  06/10/2015  (3º dia)
14h00 Leitura de best seller em sala de aula: o que pensam os professores?
EGBERTO GUILLERMO LIMA VITAL/ VANUZA BATISTA DA COSTA DUARTE
O leitor e seus pressupostos em Emília no País da Gramática de Monteiro Lobato
MÁRCIA CASSIANA RODRIGUES/ MÁRCIA TAVARES
A cor como elemento narrativo no livro infantil
ANÁLIA ADRIANA DA SILVA FERREIRA/ DENISE LINO DE ARAÚJO
14h15 Brincando de ser feliz: resgatando a afetividade através da ludicidade e da literatura infantil
NADILZA MARIA DE FARIAS SOUZA
A fábula na sala de aula: desenvolvendo a prática da leitura, interpretação e produção de texto
MARCIANA DA SILVA MILÂNEZ/ POLIANA ANDRADE AZEVEDO
Leitura de literatura infantil e desenvolvimento da capacidade inferencial nos pequenos leitores
FABÍOLA C. DE VASCONCELOS
14h30 O leitor em foco: uma proposta de leitura para sala de aula do conto memorialista por parte de pai, de Bartolomeu Campos Queirós
ANA CARLA SOUZA/ NAELZA NÓBREGA WANDERLEY
Uma análise da obra Chapeuzinho Amarelo: da teoria à proposta didática
NORMA LEE PEREIRA DE FARIAS/ KALINA NARO GUIMARÃES
A Ovelha Negra da Rita” na reatualização da fórmula discursiva: literatura infantil, imagem e discurso
MARIA ANGÉLICA DE OLIVEIRA/ NYEBERTH MANUEL P. DOS SANTOS
14h45 Literatura infantil: pontos e contrapontos na formação de leitores
MARLI MARIA VELOSO/ EDMILSON FERREIRA DOS SANTOS
Branca de Neve: uma versão em cordel
VERUCCI DOMINGOS DE ALMEIDA
Dos lobos aos peixes: uma leitura comparativa de obras de Gaiman e Mckean
MARIA DAS GRAÇAS DA COSTA/ ANANÍLIA MEIRE ESTEVÃO DA SILVA/ MÁRCIA TAVARES
15h00 A literatura infanto-juvenil em sala de aula: um caminho para a erudição literária
DÉBORAH ALVES MIRANDA/ JOSILENE PINHEIRO-MARIZ
A construção do sujeito mulher: uma análise discursiva de branca de neve (1812), dos irmãos Grimm e Branca de Neve e o caçador (2012)
ILONITA PATRÍCIA SENA DE SOUZA/ADILZA KER-LEEM CORREIA GOMES/ MARIA ANGÉLICA DE OLIVEIRA
A representação do mal em Asmodeu de Hoje é Dia de Maria: idealização, metamorfose e tradição popular
ELISÂNGELA ARAÚJO SILVA
15h15 Cultura africana na sala de aula: lendo As Tranças de Bintou com jovens leitores
ANA PAULA VIEIRA/ KALINA NARO GUIMARÃES
Branca de Neve e o Caçador: a princesa dos contos infantis sob uma nova ótica
ANA CRISTINA FALCÃO ALMEIDA
Todos os patinhos e a dinâmica entre palavras e imagens
MARCELA LIRA/ MÁRCIA TAVARES
15h30 Os impactos do eixo de literatura infantil e formação do leitor, do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, nas escolas da sede do município de Jaguaribe – CE
MARIA EFIGÊNIA ALVES MOREIRA/ JOSÉ RONALDO RIBEIRO DA SILVA
Entre o escrito e a adaptação: João e Maria sob a perspectiva discursiva
ILONITA PATRÍCIA SENA DE SOUZA/ ADILZA KER-LEEM CORREIA GOMES/MARIA ANGÉLICA DE OLIVEIRA
Do cinema para a HQ: a relação palavra-imagem na tradução de diálogos entre turma da Mônica e O mágico de Oz,de Maurício de Sousa
VICTORIA MARIA SANTIAGO DE OLIVEIRA
SINARA DE OLIVEIRA BRANCO
15h45 Personagem criança e o leitor implícito na narrativa infantil brasileira (PNBE 2003-2010)
MÁRCIA TAVARES
DISCUSSÃO DISCUSSÃO

 

PÔSTERES

 

COORDENAÇÃO: Prof. Ms. Lino Dias Correia Neto (UFCG)
DATA:   Quinta-feira   05/10/2013   (2º dia)         HORÁRIO: Das 18h00 às 19h00             LOCAL: HALL DAS PLACAS – CH

TEMA 1:  Ensino e aprendizagem da língua portuguesa, como língua materna ou estrangeira

O processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa: algumas reflexões
ALYNE ALVES NUNES SOUZA/MARCIANO DANTAS DA SILVA
A linguagem sob a perspectiva da construção da subjetividade
BRUNO CLEMENTINO DA SILVA/SANDRA KARLA MENEZES DANTAS
A importância das concepções de linguagem na seleção do livro didático
CÍCERA ALVES AGOSTINHO DE SÁ/JOSÉ RONALDO RIBEIRO DA SILVA
A prática docente com a análise linguística enquanto objeto de ensino
ELTON DAVID ALVES DE MACÊDO/DAIELY DE SOUZA SANTOS / WILLIANY SILVA
A língua brasileira e seu ensino no discurso da gramática de bolso do português brasileiro
DAYANE ADRIANA TEIXEIRA OLIVEIRA/WASHINGTON SILVA DE FARIAS
Coesão e prática textual no Ensino Fundamental
ELIOENAI MACENA DE ARAÚJO/ROSANA COSTA OLIVEIRA/MATHEUS DE ALMEIDA BARBOSA/JUDITHE GENUÍNO HENRIQUE/FLÁVIA GONÇALVES CALAÇA DE SOUZA
As contribuições do gênero textual crônica no processo de escrita e reescrita de textos
GABRIELA ULISSES FERNANDES/MARIA CLAUDICÉLIA CURVELO DA SILVA
O trabalho com o gênero textual cordel para desenvolver a leitura, escrita e reescrita
JAMIRES FELIX BEZERRA
A internet como tema de estudo das aulas de língua e literatura do Ensino Fundamental
JONH HERBERT DE ALMEIDA FALCÃO TRAJANO
Produção de materiais didáticos para a escola da Aldeia Jaraguá
JUDITHE GENUÍNO HENRIQUE/ELIOENAI MACENA DE ARAÚJO/FLÁVIA GONÇALVES CALAÇA DE SOUZA/MATHEUS DE ALMEIDA BARBOSA/ROSANA COSTA DE OLIVEIRA
Curso técnico em segurança do trabalho EAD e a disciplina de língua portuguesa: o trabalho com os gêneros discursivos
LUZINEIDE DE SOUSA SILVA
O processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa: algumas reflexões
MARCIANO DANTAS DA SILVA/ALYNE ALVES NUNES SOUZA
A concordância numeral na modalidade escrita da linguagem a partir de textos de alunos alfabetizados
MARIA CLAUDICÉLIA CURVELO DA SILVA/GABRIELA ULISSES FERNANDES
Educação básica: paradigmas, concepções e desafios
MARIANA DE NORMANDO LIRA/EMILY THAÍS BARBOSA NEVES/TATIANNA ISSA ARRUDA PESSOA
A construção do texto: uma análise acerca dos critérios de textualidade
MAX SILVA DA ROCHA
Reflexões sobre o estágio supervisionado: projeto de leitura e produção textual na educação de jovens e adultos EJA – Ciclo III
TATIANA FABIOLA FERREIRA DIAS/PAULA CHRISTINA SILVA MOREIRA/DANIELA MARIA SEGABINAZIGênero entrevista para desenvolver competências orais e escritas: experiência do PIBID/UFPB
NIEDJA MARIA GOMES SILVA

TEMA 2:  Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras

Integrando atividades comunicativas ao ensino de inglês em uma sala do sexto ano: adaptando o livro didático
FERNANDA GONÇALVES DA SILVA
Prática de pronúncia na escola pública: “consonant sounds” no Ensino Fundamental
ANTÔNIO FERNANDES DIAS JÚNIOR/EWERTON FELIX DA SILVA/LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA JÚNIOR
Aplicação e avaliação de materiais didáticos de FLE adaptados para alunos deficientes visuais
ALÍSSIA DE SOUZA BEZERRA/GESSIKA DEMETRIO DE ALCANTARA/LINO DIAS CORREIA NETO
O ensino/aprendizagem da língua inglesa nas escolas públicas: um adendo aos estudos sobre a prática do ensino
GILMARA PEREIRA CAETANO/JÉSSICA DANTAS RANGEL
O texto literário como espaço para trocas interculturais no ensino de língua espanhola
JOSÉ VERANILDO LOPES DA COSTA JUNIOR
Basile e Irmãos Grimm: o processo de des(re)construção do texto no ensino instrumental da língua inglesa
LARYSSA BARROS ARAÚJO/RAYNARA KARENINA VERÍSSIMO CORREIA
Aulas de FLE para alunos deficientes visuais: relações entre processos compensatórios e elaboração de material didático para o ensino de vocabulário
LINO DIAS CORREIA NETO/NATIELLY ROSA DA SILVA/TAINAH PALMEIRA ROCHA
Contação de histórias nas aulas de língua espanhola
LUANA RAYSSA PEREIRA ARAÚJO/MARIA LUIZA TEIXEIRA BATISTA
A aplicabilidade da abordagem lexical nas aulas de inglês instrumental de ensino médio Profissionalizante do IFPE Garanhuns
NATHÁLIA ROBERTA ALBUQUERQUE SANTOS
O programa Francês sem Fronteiras e a integração das TDIC no ensino-aprendizagem do FLE
PEDRO PAULO NUNES DA SILVA / KÁTIA FERREIRA FRAGA

TEMA 3 : Formação de professores de línguas (materna e estrangeiras)

Concepções teórico-metodológicas da análise linguística em sala de aula: saberes (não)mobilizados na formação inicial
DENISE LINO DE ARAÚJO/ISABELLE GUEDES DA SILVA SOUSA
A importância da monitoria para a formação do aluno da graduação
MARIA DOS MILAGRES PORTO DE ARAÚJO LEITE/ANA CLÁUDIA DA SILVA EVARISTO
Cibercultura atrelada as práticas educacionais: uso das TDIC´S na percepção dos Professores de língua inglesa
MARIA YVONE LIMA DA SILVA

 

TEMA 4: Formação de professores de literatura (materna e estrangeiras)

O poema no poema: a metalinguagem em procura da poesia e em catar feijão
CAROLINE BENTO DE OLIVEIRA
O lúdico e a crítica social em os saltimbancos, de Chico Buarque: uma proposta de ensino sob a perspectiva do letramento literário
JÉSSICA PEREIRA GONÇALVES/JAINE DE SOUSA BARBOSA/MÁRCIA TAVARES SILVA
O ensino de literatura no Ensino Fundamental II a partir de narrativas curtas: refletindo sobre a prática docente
REGINA MARIA ALVES DE ARAÚJO/BEATRIZ MOREIRA MEDEIROS
O contato do corpo do leitor com o texto literário e sua relação sensorial
SILVIO NUNES DA SILVA JÚNIOR

 

TEMA 6: Estudos da tradução

Crença sobre a utilização de exercícios de tradução no ensino-aprendizado de língua estrangeira
BRENDA TRIANDAFELEDIS/ MARÍLIA CACHO

 

Realização

Apoio