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IX SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA

04 a 06 de novembro de 2015
Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba

O Seminário

Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza dever achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade.

(Pedagogia da autonomia. Paulo Freire)

A formação linguística e literária, seja em língua materna seja em língua estrangeira, não pode ser pensada de forma desarticulada das relações dos sujeitos entre si e com o mundo e a história que os (a)cercam, dos discursos, políticas e práticas nos variados espaços – escolares e não escolares – de educação e formação. A linguagem, portanto, é uma “experiência total”, ao mesmo tempo gnosiológica, pedagógica, estética e ética, como diz Paulo Freire. E por isso é uma prática de comunicação, de interação, mas também de produção de sujeitos e de sentidos.

É na consideração desse contexto amplo de formação e transformação dos sujeitos e de suas práticas de/com a(s) linguagem(ns) e a(s) língua(s) que o XI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA (IX SELIMEL) assume o tema central “EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E LITERÁRIA: DISCURSOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS”. Esse tema sugere, assim, uma possibilidade de reflexão sobre a linguagem, as línguas e seu ensino não apenas como questão de instrumentalização formal ou técnica para a reprodução social, mas como uma questão de formação geral para o reconhecimento e transformação de identidades políticas, culturais e profissionais.

Com o tema “EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E LITERÁRIA: DISCURSOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS”, esperamos, portanto, motivar estudantes, professores e pesquisadores do campo dos estudos da linguagem, das línguas, das literaturas, e áreas afins, em suas diferentes vertentes teóricas, a problematizarem os discursos, as políticas e as práticas que dão forma e sentidos aos diferentes sujeitos, objetos e processos implicados na formação da/para a educação linguística e literária, seja em língua materna seja em línguas estrangeiras.

O tema geral selecionado para esta versão do SELIMEL se desmembrará em duas direções, que se articulam:

  1. a) a dos processos educativos e de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, como língua materna ou estrangeira, e de línguas estrangeiras, em espaços escolares e não-escolares;
  2. b) o da formação de professores de línguas (materna e estrangeiras), de literatura (materna e estrangeiras) e de tradutores.

O evento, que ocorrerá no período de 04 a 06 de novembro de 2015, é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PÓS-LE) da UFCG e seus Grupos de Pesquisa: Teorias de linguagem e ensino, Abordagens de textos literários na escola, Estudos da tradução: teoria, prática e formação do tradutor e Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, todos cadastrados no CNPq.

O IX SELIMEL tem o apoio da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, da Direção do Centro de Humanidades, das Pró-Reitorias de Administração e Pós-Graduação da UFCG e da Editora da UFCG (EDUFCG).

                O PÓS-LE e os Grupos de Pesquisa promotores do IX SELIMEL envolvem professores e alunos de pós-graduação, bem como alunos de graduação, principalmente os interessados e envolvidos em iniciação científica e outros projetos institucionais de extensão e apoio ao ensino, promovendo um produtivo diálogo acadêmico-científico entre pesquisadores das áreas de Linguística, Literatura, Educação e, mais recentemente, Discurso e Tradução.

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