Informações: (83) 2101-1225 | (83) 2101-1221

IX SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA

04 a 06 de novembro de 2015
Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba

 

Anais Eletrônicos do Evento – ISSN 2357-9765


APRESENTAÇÃO

O IX Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura (IX SELIMEL) foi realizado no período de 04 a 06 de novembro de 2015, no Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O evento desenvolveu a temática “EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E LITERÁRIA: DISCURSOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS” e foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (POSLE) da UFCG e seus Grupos de Pesquisa, com apoio da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, da Direção do Centro de Humanidades, das Pró-Reitorias de Administração e Pós-Graduação da UFCG e da Editora da UFCG (EDUFCG).

Estes Anais registram os trabalhos completos apresentados nos 21 Grupos de Trabalho e nas Sessões de Pôsteres do evento.

A responsabilidade pelo conteúdo e revisão formal e textual dos trabalhos é de seus autores.

Campina Grande, março/2016.

Coordenação do IX SELIMEL


COMISSÃO EDITORIAL

Organizadores

Comissão Científica

Editoração Eletrônica


 

Título Autor Coautor(es)
CELULAR NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS – UMA ANÁLISE DO USO DO WHATSAPP SOB A PERSPECTIVA DA PROFESSORA Adriana Sales Zardini
    LEITURA NA ERA DIGITAL – COMO OS ADOLESCENTES DESCOBREM A LITERATURA? Adriana Sales Zardini
      1 - Lilia dos Anjos Afonso
    A LEITURA DO GÊNERO MEMÓRIAS A PARTIR DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS Alachermam Braddylla Estevam
      1 - Jéssica Albuquerque Cavalcanti
    O PARADIDÁTICO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO:UM CAMINHO PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA Albéris Eron Flávio de Oliveira
      1 - Ana Graça Canan
    A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA E O PAPEL DA LITERATURA NESTE CONTEXTO Albéris Eron Flávio de Oliveira
      1 - Ana Graça Canan
    ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ESCRITA EM CONJUNTOS DE INSTRUÇÕES PARA PRODUÇÃO DO RESUMO ACADÊMICO Alessandra Souza Silva
      1 - Williany Miranda da Silva
    “LEITURAS DE UM CLÁSSICO LITERÁRIO NAS AULAS DE ELE: UMA PROPOSTA PARA A ABORDAGEM DE EL BURLADOR DE SEVILLA Y CONVIDADO DE PIEDRA (1630), DE TIRSO DE MOLINA”. Aline Oliveira Arruda
      VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA EPÊNTESE VOCÁLICA INICIAL EM CLUSTER sC EM APRENDIZES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Almir Anacleto de Araújo Gomes
        1 - Mikaylson Rocha
        2 - Ramísio Vieira de Souza
        3 - Leoric Fernandes Teotônio
      A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Almir Anacleto de Araújo Gomes
        1 - Leoric Fernandes Teotônio
        2 - Mikaylson Rocha
      POESIA LÍRICA EM SALA DE AULA: UMA LEITURA CRÍTICA DE AS CIGARRAS E MÓDULO DE VERÃO Amanda Ramalho de Freitas Brito
        O DEBATE EM ATIVIDADES DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA Ana Beatriz Miranda Jorge
          1 - Williany Miranda da Silva
        O LEITOR EM FOCO: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA SALA DE AULA DO CONTO MEMORIALISTA POR PARTE DE PAI, DE BARTOLOMEU CAMPOS QUEIRÓS Ana Carla Souza
          1 - Naelza de A. Wanderley
        O EMPREGO DOS CONECTORES “E” E “AÍ” COMO FERRAMENTAS NA DESCONSTRUÇÃO DE CONCEITOS ESTILÍSTICOS PRÉ-CONCEBIDOS: UM ESTUDO EM NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA PESSOAL E EM RELATOS DE OPINIÃO ORAIS PRODUZIDOS POR ADOLESCENTES E PRÉ-ADOLESCENTES NATALENSES Ana Clarissa Viana Duarte
          1 - Fernando Laerty Ferreira da Silva
        BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR: A PRINCESA DOS CONTOS INFANTIS SOB UMA NOVA ÓTICA Ana Cristina Falcão Almeida
          Contribuições do PIBID-Letras para a formação do aluno-leitor em turmas do Ensino Fundamental I Ana Odília Marques Estrela de Abrantes
            1 - Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa
            2 - Tatiane de Lourdes Moreira Cavalcanti
            3 - Janile Simony Rodrigues Bandeira de Aragão
          A SINTAXE DO VERBO GUSTAR EM ESPANHOL E OUTROS VERBOS COM A MESMA SELEÇÃO ARGUMENTAL EM PORTUGUÊS Ana Raquel Henriques Silva
            1 - Secundino Vigón Artos
          UMA ABORDAGEM REFLEXIVA SOBRE AS PRATICAS DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR Ana Raquel Henriques Silva
            1 - Gerssica Xavier Brito de Araújo
          A COR COMO ELEMENTO NARRATIVO NO LIVRO INFANTIL Anália Adriana da Silva Ferreira
            1 - Denise Lino de Araújo
          Sob o signo da normatização: como dizer a Língua em fanpages Anderson Lins Rodrigues
            O DISCURSO SOBRE A LÍNGUA NO ENEM: ESTRATÉGIAS DE CONTROLE/REGULAGEM DA HETEROGENEIDADE Anderson Lins Rodrigues
              O MITO DO “ERRO” PARA COM A LÍNGUA(GEM): CONSIDERAÇÕES SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA André Wesley
                1 - Ingrid Cruz do Nascimento
              REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO NO CONTEXTO DAS TICs Andrea Barreto Borges
                BORDAS E FRONTEIRAS ENTRE O PAPEL E A TELA DIGITAL: A PRÁTICA DE ANOTAR E OS MULTILETRAMENTOS Andréa Silva Moraes
                  ANÁLISE DE DESVIOS GRAMATICAIS EM REDAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O USO DA NORMA PADRÃO Andreza da Silva Ferreira
                    1 - Alyne Isabele Duarte da Silva
                    2 - Maria Leidiana Alves
                  O GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO E OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE AUTORIA NA ÁREA DA SAÚDE: UMA ANÁLISE INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA Anielle Andrade de Sousa
                    1 - Nathália Leite de Sousa Soares
                    2 - Regina Silva
                  A RENÚNCIA DA LIBERDADE COMO CARACTERÍSTICA DA ESTÉTICA ROMÂNTICA EM AMOR DE PERDIÇÃO, DE CAMILO CASTELO BRANCO Anielle Andrade de Sousa
                    A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA MATERNA NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS COMO L2 Anilda Costa Alves
                      1 - Leônidas José da Silva Junior
                    PRÁTICA DE PRONÚNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: “CONSONANT SOUNDS” NO ENSINO FUNDAMENTAL Antônio Fernandes
                      1 - Ewerton Felix
                      2 - Leônidas José da Silva Junior
                    A leitura como prática dialógica de construção de sentidos: um enfoque discursivo Antônio Flavio Ferreira de Oliveira
                      USOS DE (EM)BORA EM CONVERSAS INFORMAIS: UM ESTUDO DESCRITIVO DE GRAMATICALIZAÇÃO Aymmée Silveira Santos
                        GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM TIPO EM FUNÇÃO DE CONECTOR COMPARATIVO Aymmée Silveira Santos
                          INTERPRETAÇÕES DE ALTERNÂNCIA VOCÁLICA APLICÁVEIS AOS VERBOS PODER E PÔR Bianca Dantas de Medeiros
                            1 - Caroline Bento de Oliveira
                          POLITICAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DA ORALIDADE: BREVES REFLEXÕES Bianca Farias da Silveira
                            1 - Danielle Gomes do Nascimento
                          CURRÍCULO E CULTURA POPULAR: POR UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANIZADA E MULTICULTURAL Bianca Farias da Silveira
                            OS RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUA MATERNA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SURDOS BRIELE BRUNA FARIAS SILVEIRA
                              O bilhete como proposta de intervenção textual: experiências do Pibid Bruna Wanderley Pereira
                                NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA Camila dos Santos Pereira
                                  1 - Marco Antonio Margarido Costa
                                AMPLIANDO PERSPECTIVAS: UMA PROPOSTA DE USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA Camila dos Santos Pereira
                                  1 - Marco Antonio Margarido Costa
                                A LITERATURA MOÇAMBICANA: UMA ANÁLISE CULTURAL, MÍTICA E IDENTITÁRIA ATRAVÉS DO ROMANCE O SÉTIMO JURAMENTO DE PAULINA CHIZIANE. Camilla Rodrigues Protetor
                                  1 - Amara Cristina de Barros e Silva Botelho
                                LETRAMENTO ESCOLAR: GÊNERO TEXTUAL CORDEL EM SALA DE AULA Carlos Frederico de Gouvêa Caldas
                                  O POEMA NO POEMA: A METALINGUAGEM EM PROCURA DA POESIA E EM CATAR FEIJÃO Caroline Bento de Oliveira
                                    LETRAMENTO ACADÊMICO: UMA PROPOSTA PARA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO Cássio Kennedy de Sá Andrade
                                      1 - Priscilla Andrade Souza Nogueira
                                      2 - Marilene Gomes
                                    IMAGENS DO ESPELHO NA POESIA DE MARIO QUINTANA Claudenice da Silva Souza
                                      1 - José Hélder Pinheiro Alves
                                    QUEM LÊ CONTA HISTÓRIA: UM PROJETO INCENTIVADOR PARA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL Cláudia da Costa Lima
                                      1 - Francielly da Silva Oliveira
                                      2 - Janine dos Santos
                                      3 - Sandra Araujo Lima
                                    A ESCRITA COMO FERRAMENTA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUÍSTICA Clemilton Lopes Pinheiro
                                      1 - Jéssica Santos de Oliveira
                                    IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Daniele Basílio Nunes
                                      ORGANIZAÇÃO DA CONVERSA ENTRE AMIGOS: UM OLHAR DA SOCIOLINGUÍSTICA INTERACIONAL Danielle Gomes do Nascimento
                                        1 - Priscila Evangelista Morais e Lima
                                      Letramento Acadêmico e Normalização da Escrita Danielly Thaynara da Fonseca Silva
                                        1 - Márcia Candeia Rodrigues
                                      INTERAÇÃO PROFESSORES-ALUNOS: DIALOGISMO NO MATERIAL DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Daville Henrique Viana Garcia
                                        1 - Maria Amália Rocha Sátiro de Barros
                                      REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: A LITERATURA EM FOCO Dayse Auricéia da Silva Alves
                                        A LINGUAGEM DO FANDOM: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PALAVRAS NOS FANDOMS E SUA IMPLICAÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) Déborah Alves Miranda
                                          1 - Márcia Candeia Rodrigues
                                        A RETEXTUALIZAÇÃO COMO CAMINHO DE APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA Dennys Dikson
                                          OS CONTEÚDOS DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: POR UMA FORMAÇÃO CRÍTICA DE LEITORES Diana Barbosa de Freitas
                                            1 - Katianny Késia Mendes Negromonte
                                            2 - Williany Miranda da Silva
                                          A AÇÃO DE AVALIAR COMO RESULTADO DO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM GÊNEROS Dízia Araújo Lopes
                                            1 - Tatianna Issa Arruda Pessoa
                                            2 - Williany Miranda da Silva
                                          FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PARFOR Eciône Félix de Lima
                                            SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM ESTUDO DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO Edcarla Rayssa Aires da Silva
                                              1 - Netanias Mateus de Souza Castro
                                            A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DISCURSÕES E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA ESCOLA ALEXANDRE NONATO FERNANDES Edilene Queiroz
                                              1 - Eudivânia Costa
                                              2 - Maria Cleilma da Costa Soares
                                              3 - Gilberto Ferreira Costa
                                            A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDATICO PEDAGÓGICO NO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EX PERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA VIVIDA NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NONATO FERNANDES. Edilene Queiroz
                                              1 - Eudivânia Costa
                                              2 - Maria Cleilma da Costa Soares
                                              3 - Gilberto Ferreira Costa
                                            LEITURA DE BEST SELLER EM SALA DE AULA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES? Egberto Guillermo Lima Vital
                                              1 - Vanuza Batista da Costa Duarte
                                            Nas trincheiras do esquecer e do lembrar: a construção da identidade no romance Teoria Geral do Esquecimento, de José Eduardo Agualusa Elaine Cristina Guedes da Silva
                                              COESÃO E PRÁTICA TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Elioenai Macena de Araújo
                                                O GÊNERO RELATO DE OBSERVAÇÃO: INVESTIGANDO A APRENDIZAGEM DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR Elisa Cristina Amorim Ferreira
                                                  1 - Denise Lino de Araújo
                                                A REPRESENTAÇÃO DO MAL EM ASMODEU DE HOJE É DIA DE MARIA: IDEALIZAÇÃO, METAMORFOSE E TRADIÇÃO POPULAR Elisângela Araújo Silva
                                                  LITERATURA DE CORDEL E TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO: CRUZAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS Éllen Martins Tomaz de Araújo
                                                    AS NUANCES DO EFEITO-LEITOR AFETADAS PELA MEMÓRIA DISCURSIVA NUMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA Elyzama Thamirys Araújo Morais
                                                      LEITURA DE TEXTOS ELETRÔNICOS EM INGLÊS / LE: EVIDÊNCIAS DE UM RASTREADOR OCULAR Emerson Gonzaga dos Santos
                                                        A elaboração de paráfrases em resumos produzidos na universidade Erica Reviglio Iliovitz
                                                          A ABORDAGEM DOS GÊNEROS ORAIS NA COLEÇÃO TUDO É LINGUAGEM Eva Vilma Aires Cabral Gondim
                                                            1 - Allísson Felipe da Silva Nascimento
                                                            2 - Socorro Cláudia Tavares de Sousa
                                                          MACHADO DE ASSIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: TRABALHANDO A LEITURA E A INTERAÇÃO ATRAVÉS DO CONTO “O ENFERMEIRO” Fabiana Maria dos Santos Souza
                                                            A (DES)AGLUTINAÇÃO SINTÁTICO-SEMÂNTICO-DISCURSIVA: UMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA DO VERBO INTRANSITIVO SONHAR EM REPORTAGENS IMPRESSAS Fabíola Nóbrega
                                                              GÊNERO DEBATE EM SALA DE AULA: A HOMOSSEXUALIDADE EM QUESTÃO Fabricio Batista de Sousa
                                                                1 - Emily Thaís Barbosa Neves
                                                              A MAGIA EUROPEIA COM A GINGA BRASILEIRA: DIÁLOGOS ENTRE O CORDEL E AS NOVELAS DE CAVALARIA, EM LAMPIÃO E LANCELOTE Felippe Nildo Oliveira de Lima
                                                                CONSTRUÍNDO SABERES: O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE Fernanda Félix da Costa Batista
                                                                  1 - Roberta Tiburcio Barbosa
                                                                  2 - Alessandra Magda de Miranda
                                                                LETRAMENTO FAMILIAR NO CONTEXTO ESCOLAR Fernanda Mendonça
                                                                  O TRATAMENTO DOS CONECTORES “E” E “AÍ” NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DE GÊNEROS TEXTUAIS NARRATIVOS PRODUZIDOS POR ADOLESCENTES E PRÉ-ADOLESCENTES NATALENSES EM ENTREVISTAS SOCIOLINGUÍSTICAS Fernando Laerty Ferreira da Silva
                                                                    1 - Ana Clarissa Viana Duarte
                                                                  AH, FALA SÉRIO, AÊ! PRECONCEITO LINGUÍSTICO PRA QUÊ? Francielly Coelho da Silva
                                                                    A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: BREVE REFLEXÃO Francisca Jussara Alves Vieira
                                                                      1 - Letícia da Silva Gonzaga
                                                                      2 - Marilene Gomes
                                                                    Olimpíada de Língua Portuguesa: ressignificação de práticas de leitura e escrita Francisca Vaneíse Andrade Fernandes
                                                                      O FACEBOOK NO AUXÍLIO DA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM PELO SURDO NO PROCESSO TRADUTÓRIO PORTUGUÊS/LIBRAS Francisco Ebson Gomes Sousa
                                                                        Tecendo leituras: o letramento literário e a comunicação intertexto. Francy Izabelly Oliveira Macedo
                                                                          Infância, natureza e metalinguagem em poema de Manoel de Barros. Francy Izabelly Oliveira Macedo
                                                                            TEMÁTICA TEXTUAL ENEM: A POLÍTICA DO ESCRITO Gabriela Belo da Silva
                                                                              1 - Rivadavia Porto Cavalcante
                                                                            DISTÂNCIA ENTRE O TRABALHO PRESCRITO E O REAL DO TRABALHO: uma análise do trabalho docente nos cursos preparatórios para o ENEM Gabriela Belo da Silva
                                                                              1 - Bruna Costa Silva
                                                                            LITERATURA NA ESCOLA: PRÁTICA DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Gabriela De Oliveira Godeiro
                                                                              1 - Larissa Cristina Viana Lopes
                                                                              2 - Maria Leidiana Alves
                                                                            Funcionalismo e ensino: o sujeito posposto em sala de aula Gabriela Fernandes Albano
                                                                              O VIÉS DO RISO NA RECEPÇÃO DO POEMA: “A TRISTEZA ENTRE O AVÔ E O COPO D’ÁGUA” DE SÉRGIO DE CASTRO PINTO Gabriela Santana de Oliveira
                                                                                DO CONTO AO DEBATE: ESTIMULANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS Genilma Galgano Campos Rosendo de Lima
                                                                                  1 - Leidivânia Mendes de Araújo Melchuna
                                                                                O ENSINO/ APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ADENDO AOS ESTUDOS SOBRE A PRÁTICA DO ENSINO Gilmara Pereira Caetano
                                                                                  ORIENTAÇÕES PARA A USABILIDADE DE TECNOLOGIAS EM MANUAIS DO PROFESSOR DE LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS Guilherme Arruda do Egito
                                                                                    O TRATAMENTO DADO À ESCRITA EM MANUAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM CONVITE À REFLEXÃO Haniessy Matsun Lima
                                                                                      1 - Maria de Fátima Alves
                                                                                    O efeito do ethos discursivo na adesão do público ao Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal de Vieira Heryzânya Alves Ramalho
                                                                                      1 - João Maria Paiva Palhano
                                                                                    A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL Hugo Henrique Barbosa da Silva
                                                                                      A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA E LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DE SEMINÁRIOS EM CURSO DE LETRAS Igor Dessoles Braga
                                                                                        A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA” DE ANA MARIA MACHADO Ilcee Cortez N. de Oliveira
                                                                                          A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO MULHER: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE BRANCA DE NEVE (1812), DOS IRMÃOS GRIMM E BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR (2012) Ilonita Patricia Sena de Souza
                                                                                            1 - Maria Angélica de Oliveira
                                                                                            2 - Adilza Ker-Leem Correia Gomes
                                                                                          ENTRE O ESCRITO E A ADAPTAÇÃO: JOÃO E MARIA SOB A PERSPECTIVA DISCURSIVA Ilonita Patricia Sena de Souza
                                                                                            1 - Maria Angélica de Oliveira
                                                                                            2 - Adilza Ker-Leem Correia Gomes
                                                                                          RECEPÇÃO E ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM POEMAS VERBIVOCOVISUAIS Isabelle de Araújo Pires
                                                                                            1 - Jacklaine Almeida Silva
                                                                                            2 - Jonathan Lucas Moreira Leite
                                                                                          A DIMENSÃO POLÍTICA DA DIDATICIDADE SOBRE A ANÁLISE LINGUÍSTICA EM DOCUMENTOS: O ESTUDO DO APAGAMENTO Isabelle Guedes da Silva Sousa
                                                                                            1 - Denise Lino de Araújo
                                                                                          RESUMO ACADÊMICO: UM GÊNERO FLUTUANTE? Isabelle Guedes da Silva Sousa
                                                                                            1 - Guilherme Arruda do Egito
                                                                                          A PRÁTICA DE SEMINÁRIOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS Israel Soares
                                                                                            Discurso, Mídia e Poder: implicações para o ensino Ivandilson Costa
                                                                                              PROCESSOS FONOLÓGICOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Izabel Cristina Barbosa de Oliveira
                                                                                                A FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E SEU REFLEXO NO FAZER PEDAGÓGICO Izabel Cristina Barbosa de Oliveira
                                                                                                  PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM UM PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA Jackelinne Maria de Albuquerque Aragão
                                                                                                    LETRAMENTO LITERÁRIO: O BOOM DO ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA Jacklaine Almeida Silva
                                                                                                      1 - Isabelle de Araújo Pires
                                                                                                    O GÊNERO QUADRINHO EM ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA: O FOCO NA VARIAÇÃO Jackson Cícero França Barbosa
                                                                                                      (RE)CONHECIMENTO DA ADJETIVAÇÃO COMO ASPECTO LINGUISTICO-GRAMATICAL NO GÊNERO REPORTAGEM Jackson Cícero França Barbosa
                                                                                                        PROJETO LITERATURA COMPARADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jaiane Alves Silva
                                                                                                          A LITERATURA COMO REPRESENTAÇÃO DA CULTURA AFRICANA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO Jaine de Sousa Barbosa
                                                                                                            1 - Jéssica Pereira Gonçalves
                                                                                                          O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL CORDEL PARA DESENVOLVER A LEITURA, ESCRITA E REESCRITA Jamires Felix Bezerra
                                                                                                            AULA DE LEITURA: A POESIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O IMAGINÁRIO INFANTIL E JUVENIL Janaína da Costa Barbosa
                                                                                                              1 - Maria das Dores Justo
                                                                                                            MÉTODO RECEPCIONAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA AULAS DE LITERATURA Janile Simony Rodrigues Bandeira de Aragão
                                                                                                              1 - Tatiane de Lourdes Moreira Cavalcanti
                                                                                                              2 - Ana Odília Marques Estrela de Abrantes
                                                                                                            O PAPEL DA HISTORIOGRAFIA-LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS Jefferson Silva do Rego
                                                                                                              1 - Sebastião Elias Milani
                                                                                                            FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Jeniffer Ferreira
                                                                                                              1 - Larissa Marcelly Farias Almeida
                                                                                                            O LÚDICO E A CRÍTICA SOCIAL EM OS SALTIMBANCOS, DE CHICO BUARQUE: UMA PROPOSTA DE ENSINO SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO Jéssica Pereira Gonçalves
                                                                                                              1 - Jaine de Sousa Barbosa
                                                                                                            LITERATURA INFANTO-JUVENIL DA ÁFRICA FRANCÓFONA: ALGUNS DADOS E PERSPECTIVAS Jéssica Rodrigues Florêncio
                                                                                                              1 - Josilene Pinheiro-Mariz
                                                                                                            Literatura no Ensino Fundamental:Práticas Metodológicas no Contexto da Sala de Aula Joaes Cabral de Lima
                                                                                                              1 - Jhennefer Alves Macêdo
                                                                                                              2 - Daniela Segabinazi
                                                                                                            POR QUE OS LIVROS ESTÃO FECHADOS, PROFESSOR(A)? João Paulo Fernandes
                                                                                                              1 - Rosangela Neres
                                                                                                            A LEITURA E INSERÇÃO DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS NO ENSINO MÉDIO João Paulo Rocha
                                                                                                              1 - Juliana Andrea Cirino da Silva
                                                                                                            O Capitalismo, a Guerra Fria e Mafalda: uma análise a partir do conceito de Polifonia na obra de Mikhail Bakhtin João Pedro Lobo Antunes
                                                                                                              1 - Mara Cristiane Ferreira de Oliveira
                                                                                                            WELCOME TO E-PEN-PAL! CONNECT WITH PEOPLE ALL OVER THE WORLD: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DO TABLET ENQUANTO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO SINCRÔNICA E ASSINCRÔNICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA Joelton Duarte de Santana
                                                                                                              A ESCRITA ACADÊMICA: ASPECTO PERTINENTE AO CURSO DE LETRAS INGLÊS John Hélio Porangaba de Oliveira
                                                                                                                A INTERNET COMO TEMA DE ESTUDO DAS AULAS DE LÍNGUA E LITERATURA DO ENSINO FUNDAMENTAL Jonh Herbert de Almeida Falcão Trajano
                                                                                                                  OS EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO NA COLEÇÃO PORTUGUÊS LINGUAGENS: ATIVIDADES DE COPIAÇÃO OU ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DA CIDADANIA? José Fernandes Campos Junior
                                                                                                                    OPERACIONALIZANDO A GRAMÁTICA REFLEXIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA José Leandro Gonçalves de Pontes Júnior
                                                                                                                      O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM MOBILIZADAS NA SEMIOTIZAÇÃO DO GÊNERO BIOGRÁFICO José Luciano Marculino Leal
                                                                                                                        1 - Daniel Sousa Morais
                                                                                                                        2 - Maria Jaberlanye da Silva Nelo
                                                                                                                      DISCURSOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS: O SUJEITO-ALUNO CONCLUDENTE E SUAS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA/LINGUAGEM José Marcos de França
                                                                                                                        A INTERCOMPREENSÃO AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA DO GÊNERO CANÇÃO: A CANÇÃO EM SALA DE AULA DE LE José Ribamar Carolino Bezerra
                                                                                                                          A AUTOBIOGRAFIA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO José Veranildo Lopes da Costa Junior
                                                                                                                            FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO ATUAL: DISCUSSÕES À LUZ DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA Josefa Christiane Mendes Martins
                                                                                                                              1 - Crígina Cibelle Pereira
                                                                                                                            O PIBID NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA Josefa Christiane Mendes Martins
                                                                                                                              1 - Crígina Cibelle Pereira
                                                                                                                            O FUNCIONALISMO DOS CONECTORES DISCURSIVOS OU SEJA, QUER DIZER E ISTO É EM CONSTRUÇÕES APOSITIVAS Josefa Jacinto de França
                                                                                                                              NA ESCOLA SE ESTUDAM OS USOS DO ELEMENTO TIPO EM DOMÍNIOS FUNCIONAIS MORFOSSINTÁTICOS E DISCURSIVOS E SUAS POSIÇÕES/ESCOPOS NA SENTENÇA Josele Laurentino
                                                                                                                                INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS: UMA PROPOSTA COM DON QUIJOTE DE LA MANCHA, NA PROMOÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA Josimar Alves da Silva
                                                                                                                                  O ENSINO DA GRAMÁTICA E SUAS PROBLEMÁTICAS: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DA OBRA “EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA” DE MONTEIRO LOBATO Julia Neves Gonçalves
                                                                                                                                    1 - Leidiane Faustino Lima
                                                                                                                                  OS EFEITOS DE SENTIDOS NAS LEITURAS EM TORNO DA PEÇA “SIMPLESMENTE EU,” DE BETH GOULART: SOB A CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO Juliana Batista dos Santos
                                                                                                                                    LITERATURA HISPANOAMERICANA E CINEMA NO ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Júlio César Vasconcelos Viana
                                                                                                                                      A MODALIZAÇÃO NO GÊNERO MEMORANDO: UMA ABORDAGEM SITUADA NO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO Kátia Regina Gonçalves de Deus
                                                                                                                                        1 - Flávia Gonçalves Calaça de Souza
                                                                                                                                        2 - Larissa Moraes Pedrosa
                                                                                                                                      O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O GÊNERO TEXTUAL FÓRUM: PRÁTICAS DE LINGUAGENS MEDIANTE AS NTICs Kelly Cristiane de Oliveira
                                                                                                                                        1 - Francimeire Cesário de Oliveira Queirós
                                                                                                                                      A RETEXTUALIZAÇÃO E OS GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ESCRITOS: UMA ANÁLISE NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. Kelly Cristiane de Oliveira
                                                                                                                                        1 - Francimeire Cesário de Oliveira Queirós
                                                                                                                                        2 - Leidy Ana Tavares de Oliveira
                                                                                                                                      FORMAÇÃO LEITORA, DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVRO DIDÁTICO: UM DIÁLOGO INEXISTENTE? Klebia Seliane Pereira de Souza
                                                                                                                                        VALOR DO ENSINO DE ESCRITA DE SINAIS PARA O SUCESSO DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS Kledson de Albuquerques Alves
                                                                                                                                          1 - Maria Gorete de Medeiros
                                                                                                                                          2 - Maria do Socorro Leal Cabral
                                                                                                                                        A LÍNGUA VIVA E CRIATIVA NA ESCOLA: ENSINANDO LÍNGUA E LITERATURA COM A CRÔNICA Larissa Leal Neves
                                                                                                                                          1 - Jefferson Silva do Rego
                                                                                                                                        ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL REGRAS DE JOGO LAURA DOURADO LOULA
                                                                                                                                          A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS: CONTRIBUIÇÕES DAS PROPOSTAS DA REVISTA NOVA ESCOLA Layane Avelino
                                                                                                                                            ENSINO DE LITERATURA: PROPOSTA DE LEITURA DE MANOEL DE BARROS NO ENSINO FUNDAMENTAL Leidiane Faustino Lima
                                                                                                                                              AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Lilia dos Anjos Afonso
                                                                                                                                                1 - Socorro Cláudia Tavares de Sousa
                                                                                                                                              CONCEPÇÕES DE LEITURA PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO Líllian da Cruz Régis
                                                                                                                                                1 - Meri Cleide
                                                                                                                                                2 - Rita de Cassia de Oliveira Freire
                                                                                                                                              DIALOGISMO E POLIFONIA EM ENUNCIADOS PUBLICITÁRIOS Lívia Maria Alvarenga de Lima
                                                                                                                                                1 - Valdenice Lima
                                                                                                                                              A LEITURA DOS DISCURSOS APRESENTADOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS PARA O PÚBLICO INFANTIL DA REVISTA RECREIO Luciana Fernandes Nery
                                                                                                                                                1 - Ildeize Lindacy da Silva Melo
                                                                                                                                              O TEXTO COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO NAS CIÊNCIAS HUMANAS SEGUNDO A ÓTICA BAKHTINIANA Ludmila Kemiac
                                                                                                                                                Construindo um perfil de aluno diferenciado nas aulas de língua inglesa a partir do gênero blog: um estudo de caso Luiz Henrique Santos de Andrade
                                                                                                                                                  LEITURAS DIALÓGICAS DO JORNALISMO POLÍTICO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Manassés Morais Xavier
                                                                                                                                                    1 - Maria de Fátima Almeida
                                                                                                                                                  OS DISCURSOS BRASILEIRO E ANGOLANO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DO CONTO ORAL Marcela de Melo Cordeiro Eulálio
                                                                                                                                                    1 - Josilene Pinheiro-Mariz
                                                                                                                                                  CONCEPÇÕES DE ESCRITA E NORMALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR Márcia Candeia Rodrigues
                                                                                                                                                    A crônica no olhar do cronista Márcia de Oliveira Pinto
                                                                                                                                                      1 - Maria Hozanete Alves de Lima
                                                                                                                                                    Neologismos na imprensa digital espanhola Márcia Rejane Oliveira
                                                                                                                                                      O PERSONAGEM CRIANÇA EM NARRATIVAS INFANTIS DO PNBE (1999-2003) Márcia Tavares
                                                                                                                                                        1 - Márcia Cassiana Rodrigues da Silva
                                                                                                                                                      História e usos linguísticos: a inserção de estrangeirismos na língua portuguesa Marciana da Silva Milânez
                                                                                                                                                        A PRESENÇA DE ELEMENTOS MODALIZADORES NO RESUMO ACADÊMICO: UM RECURSO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVO Marcos Antônio da Silva
                                                                                                                                                          ERROS DE DECODIFICAÇÃO NO RECONHECIMENTO DA PALAVRA NA LEITURA EM VOZ ALTA Marcos Suel dos Santos
                                                                                                                                                            PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA EAD: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA Maria Amália Rocha Sátiro de Barros
                                                                                                                                                              1 - Daville Henrique Viana Garcia
                                                                                                                                                            GÊNEROS ORAIS EM TEMPOS DE REDE: (RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas
                                                                                                                                                              PÓS-COLONIALISMO E AUTOFICÇÃO EM CONTOS DE LÍLIA MOMPLÉ: "ACONTECEU EM SAUA-SAUA", "O BAILE DE CELINA" E "NINGUÉM MATOU SUHURA" Maria Aparecida Nascimento de Almeida
                                                                                                                                                                1 - Olavo Barreto de Souza
                                                                                                                                                              UMA ANÁLISE DO GÊNERO PALESTRA: O DISCURSO DO ESCRITOR Maria Aparecida Valentim Afonso
                                                                                                                                                                PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO L2 NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: formação e constituição de metodologias de ensino Maria das Graças Costa
                                                                                                                                                                  RELAÇÃO LEITURA E ESCRITA NO ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA Maria do Socorro Leal Cabral
                                                                                                                                                                    1 - Kledson de Albuquerques Alves
                                                                                                                                                                    2 - Maria Gorete de Medeiros
                                                                                                                                                                  POESIA ERÓTICA DE GILKA MACHADO NA FORMAÇÃO LITERÁRIA Maria do Socorro Pinheiro
                                                                                                                                                                    PORQUE LÍNGUA DE SINAIS NÃO É SINÔNIMO DE GESTOS SUBJETIVOS Maria Gorete de Medeiros
                                                                                                                                                                      1 - Kledson de Albuquerques Alves
                                                                                                                                                                      2 - Maria do Socorro Leal Cabral
                                                                                                                                                                    LETRAMENTO SURDO NA LIBRAS (L1) E NA LÍNGUA PORTUGUESA (L2) NA EDUCAÇÃO BÁSICA Maria Gorete de Medeiros
                                                                                                                                                                      1 - Maria do Socorro Leal Cabral
                                                                                                                                                                      2 - Kledson de Albuquerques Alves
                                                                                                                                                                    A INSERÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA AULA DE INGLÊS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria Irisdene Batista Barrêto
                                                                                                                                                                      OS GÊNEROS TEXTUAIS E AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM NO MANUAL DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA Maria Jaberlanye da Silva Nelo
                                                                                                                                                                        1 - José Luciano Marculino Leal
                                                                                                                                                                        2 - Daniel Sousa Morais
                                                                                                                                                                      AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR JUNTO AOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Maria José Félix de Oliveira
                                                                                                                                                                        O DISCURSO DO OUTRO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Maria José Morais Honório
                                                                                                                                                                          1 - Crígina Cibelle Pereira
                                                                                                                                                                        ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO: REGISTROS IDENTITÁRIOS DA MULHER ÁRABE, EM L’AMOUR, LA FANTASIA, DE ASSIA DJEBAR Maria Rennally Soares da Silva
                                                                                                                                                                          A CRÔNICA: POTENCIALIZANDO REFLEXÕES NO CONTEXTO DE SALA DE AULA Maria Suely da Costa
                                                                                                                                                                            CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO DISCURSIVO POLÍTICO Maria Valeria Siqueira Marques
                                                                                                                                                                              CIBERCULTURA ATRELADA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS: USO DAS TDIC´s NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. Maria Yvone Lima da Silva
                                                                                                                                                                                EDUCAÇÃO BÁSICA: PARADIGMAS, CONCEPÇÕES E DESAFIOS. Mariana de Normando Lira
                                                                                                                                                                                  Debate regrado: uma experiência com a prática da oralidade na escola estadual Berilo Wanderley Marliane Azevedo Lira de Medeiros Costa
                                                                                                                                                                                    A (DES) CONSTRUÇÃO DE UMA “TEOLOGIA GAY”: DIALOGISMO E SUBJETIVIDADE NA PERSPECTIVA ENUNCIATIVO - DISCURSIVA DA LINGUAGEM Michel Pratini Bernardo da Silva
                                                                                                                                                                                      O GÊNERO TIRINHA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM Mikaylson Rocha
                                                                                                                                                                                        1 - Ramísio Vieira de Souza
                                                                                                                                                                                        2 - Almir Anacleto de Araújo Gomes
                                                                                                                                                                                      CONTATO DIALETAL: DISCUSSÕES INICIAIS DO FALAR PARAIBANO EM SÃO PAULO Mikaylson Rocha
                                                                                                                                                                                        1 - Ramísio Vieira de Souza
                                                                                                                                                                                        2 - Almir Anacleto de Araújo Gomes
                                                                                                                                                                                      A ESPERA FEMININA NO CONTO "ACANTADEIRA" DE MIA COUTO Moama Marques
                                                                                                                                                                                        ENEM E ENSINO DE PORTUGUÊS: INDICAÇÃO DE CONTEÚDOS INOVADORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Morgana de Medeiros Farias
                                                                                                                                                                                          AS PERSONAGENS FEMININAS DE A SIBILA NO CONTEXTO SOCIAL RURAL. Myrna Machado
                                                                                                                                                                                            1 - Amara Cristina de Barros e Silva Botelho
                                                                                                                                                                                          PROBLEMÁTICAS CONCERNENTES AO LIVRO DIDÁTICO DE LITERATURA DO ENSINO MÉDIO Netanias Mateus de Souza Castro
                                                                                                                                                                                            1 - Edcarla Rayssa Aires da Silva
                                                                                                                                                                                          ORAÇÕES RELATIVAS APOSITIVAS EM CONTEXTO DE ESCRITA MONITORADA: O FUNCIONAMENTO DOS PRONOMES RELATIVOS Noelma Santos
                                                                                                                                                                                            UMA ANÁLISE DA OBRA DE CHAPEUZINHO AMARELO: DA TEORIA À PROPOSTA DIDÁTICA Norma Lee Pereira de Farias
                                                                                                                                                                                              1 - Kalina Naro Guimarães
                                                                                                                                                                                            NINGUÉM NASCE PROFESSOR, TORNA-SE PROFESSOR: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A DOCÊNCIA EM LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO. Olavo Barreto de Souza
                                                                                                                                                                                              ARGUMENTAÇÃO NA PALESTRA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA Paloma Sabata Lopes da Silva
                                                                                                                                                                                                EU TAMBÉM QUERO! O INGLÊS PRÊT-À-PORTER DIVULGADO NA MÍDIA COMO O DESEJO DE LUGAR DO OUTRO: ENTENDENDO O CENÁRIO ATUAL DOS PROFESSORES DE LÍNGUAS Patricia Silva de Medeiros
                                                                                                                                                                                                  1 - Marco Antonio Margarido Costa
                                                                                                                                                                                                LITERATURA BRASILEIRA DA CONTEMPORANEIDADE: UM DEBATE SOBRE AS NOVAS FORMATAÇÕES E SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR Patrícia Valéria Vieira da Costa
                                                                                                                                                                                                  1 - Natália Maria Vieira da Costa Rodrigues
                                                                                                                                                                                                A DESCOBERTA DA IDENTIDADE NA VOZ DA AMERICANAH Paula de Sousa Costa
                                                                                                                                                                                                  1 - Josilene Pinheiro-Mariz
                                                                                                                                                                                                ELEMENTOS CENSURÁVEIS EM “O CESTO” E “A SAIA ALMARROTADA” DE MIA COUTO Paulo de Freitas Gomes
                                                                                                                                                                                                  1 - Sayonara Lima Dawsley
                                                                                                                                                                                                O COMPORTAMENTO DOS PRONOMES RELATIVOS NA ORGANIZAÇÃO SINTATICO-SEMANTICA DO TEXTO EM REDAÇÕES DO ENEM Paulo Ricardo Soares Pereira
                                                                                                                                                                                                  LITERATURA E GÊNEROS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS ENTRE OBRAS E TEMPOS Rafaela Dayne Ribeiro Lucena
                                                                                                                                                                                                    O ESTUDO DA SENTENÇA MATRIZ DAS SENTENÇAS SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS EM DUAS GRAMÁTICAS FUNCIONALISTAS Raissa Gonçalves de Andrade Moreira
                                                                                                                                                                                                      1 - Samyra Ferreira Ramos Rodrigues
                                                                                                                                                                                                    O DIALOGISMO COMO EIXO NORTEADOR DO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA: GÊNERO DISCURSIVO FÁBULA Ramísio Vieira de Souza
                                                                                                                                                                                                      1 - Almir Anacleto de Araújo Gomes
                                                                                                                                                                                                      2 - Mikaylson Rocha
                                                                                                                                                                                                    LETRAMENTO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA Ramísio Vieira de Souza
                                                                                                                                                                                                      1 - Almir Anacleto de Araújo Gomes
                                                                                                                                                                                                      2 - Mikaylson Rocha
                                                                                                                                                                                                    PRÁTICAS E CONCEPÇÕES NO ENSINO DE LITERATURA: Uma análise sobre alunos ingressantes no curso de letras Raquel Monteiro da S. Freitas
                                                                                                                                                                                                      A LITERATURA CONTINUA EM PERIGO... SALVE O AMOR À LITERATURA Raquel Sousa da Silva
                                                                                                                                                                                                        1 - Daniela Segabinazi
                                                                                                                                                                                                      O ENSINO DE ESCRITA NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA: DESCRIÇÃO DE UM PROCEDIMENTO Renata do Nascimento Bizêrra
                                                                                                                                                                                                        1 - Márcia Candeia Rodrigues
                                                                                                                                                                                                      ANÁLISE LINGUÍSTICA NO LÍVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS Renato de Araujo
                                                                                                                                                                                                        A DISPOSIÇÃO DE CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA WEB E AS PRÁTICAS LETRADAS IMPLICADAS Rhayssa Késsia Alves da Costa
                                                                                                                                                                                                          UMA LEITURA DE EMENTAS E OBJETIVOS DE PLANOS DE ENSINO DA LINGUAGEM NOS CURSOS DE DIREITO À LUZ DA TEORIA BAKHTINIANA Rivaldete Maria Oliveira da Silva
                                                                                                                                                                                                            ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Roberta Tiburcio Barbosa
                                                                                                                                                                                                              O CORDEL NO COTIDIANO ESCOLAR DA EJA RODRIGO NUNES
                                                                                                                                                                                                                ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE RODRIGO NUNES
                                                                                                                                                                                                                  O DIALOGISMO NA CANÇÃO DO SUJEITO SOCIAL CAZUZA: NO ENTRECRUZAMENTO DAS VOZES, A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO Ronilson Ferreira dos Santos
                                                                                                                                                                                                                    A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE UNIVERSITÁRIA E SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DO GÊNERO-DISCURSIVO MONOGRAFIA NO CONTEXTO ACADÊMICO Rosemary Evaristo Barbosa
                                                                                                                                                                                                                      BLOG: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Sandra Maria Araújo Dias
                                                                                                                                                                                                                        LEITURA DE PUBLICIDADE DE JEANS: COMO IMAGENS E PALAVRAS SE ARTICULAM PARA A PERSUASÃO DO CONSUMIDOR À COMPRA Sarah da Cunha Santos
                                                                                                                                                                                                                          1 - Vivian Monteiro
                                                                                                                                                                                                                        SOBRE A CONTRA-ARGUMENTAÇÃO DOS INFINITIVOS COMO CLASSE SINTAGMÁTICA NOMINAL Secundino Vigón Artos
                                                                                                                                                                                                                          A ESSÊNCIA CRIATIVA E LÚDICA DA LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES Severina Dioslene da Silva Maciel
                                                                                                                                                                                                                            METAPOESIA EM SALA DE AULA: MEMÓRIAS REFLEXIVAS SOBRE AS AULAS DE LITERATURA EM PRÁTICA DE ENSINO II Silvanna Kelly Gomes de Oliveira
                                                                                                                                                                                                                              DALTON TREVISAN E MARCELINO FREIRE: O GÊNERO CONTO E SUA COMPLEXIDADE EPISTEMOLÓGICA Silvanna Kelly Gomes de Oliveira
                                                                                                                                                                                                                                1 - Giordana Vaz Duarte
                                                                                                                                                                                                                              LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMO ERAM ANTES? COMO SÃO AGORA? Silvio Profirio da Silva
                                                                                                                                                                                                                                1 - Francisco Ernandes Braga de Souza
                                                                                                                                                                                                                                2 - Luís Carlos Cipriano
                                                                                                                                                                                                                                3 - Josete Marinho de Lucena
                                                                                                                                                                                                                              O ENSINO DA COMPREENSÃO TEXTUAL NA CONTEMPORANEIDADE: UM OLHAR SOBRE A MULTIMODALIDADE DISCURSIVA Silvio Profirio da Silva
                                                                                                                                                                                                                                1 - Francisco Ernandes Braga de Souza
                                                                                                                                                                                                                                2 - Luís Carlos Cipriano
                                                                                                                                                                                                                                3 - Josete Marinho de Lucena
                                                                                                                                                                                                                              CONFIGURAÇÕES DO ERÓTICO EM NEWTON NAVARRO E CLARICE LISPECTOR: O TRABALHO COM NARRATIVAS CURTAS EM SALA DE AULA Stefânnya Silveira de Macedo
                                                                                                                                                                                                                                ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA POR MEIO DE PROJETO DIDÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Suelen Oliveira de Brito
                                                                                                                                                                                                                                  GÊNEROS DO DISCURSO E (DES)HISTORICIZAÇÃO DO LEITOR NO DISCURSO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS Tassiana Braga Rodrigues
                                                                                                                                                                                                                                    A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO E A PRESENÇA DA ARTE LITERÁRIA NO ENEM Tatiana Albino Rodrigues
                                                                                                                                                                                                                                      REFLEXÕES SOBRE O ESTAGIO SUPERVISIONADO: PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA - CICLO III Tatiana Fabiola Ferreira Dias
                                                                                                                                                                                                                                        MEDIAÇÃO: AS OBRAS DE MACHADO DE ASSIS NA SALA DE AULA NA PERCEPÇÃO DE LICENCIANDAS EM LETRAS/PIBID Tatiane de Lourdes Moreira Cavalcanti
                                                                                                                                                                                                                                          1 - Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa
                                                                                                                                                                                                                                          2 - Janile Simony Rodrigues Bandeira de Aragão
                                                                                                                                                                                                                                          3 - Ana Odília Marques Estrela de Abrantes
                                                                                                                                                                                                                                        O DISCURSO DO ALUNO NA AULA VIRTUAL: UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO TEXTO Telma Cristina Gomes da Silva
                                                                                                                                                                                                                                          PROEZAS E RESISTÊNCIA NA POESIA DE CORDEL Thaisa Rochelle Pereira Martins
                                                                                                                                                                                                                                            1 - Naelza de A. Wanderley
                                                                                                                                                                                                                                          Referenciação como fator de argumentação em redações escolares Valmir Joaquim Silva Junior
                                                                                                                                                                                                                                            O CONTO NA SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA EM TORNO DO CONTEXTO LITERÁRIO Vanessa Luciene Pereira da Silva
                                                                                                                                                                                                                                              1 - Selma Silva Costa
                                                                                                                                                                                                                                            SESQUICENTENÁRIO DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: UM CONVITE À LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Vera Lucia Oliveira Cardoso
                                                                                                                                                                                                                                              LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA: EXPRESSIVIDADE E CULTURA POPULAR EM VERSOS Vera Lucia Oliveira Cardoso
                                                                                                                                                                                                                                                Do cinema para a HQ: a relação palavra-imagem na tradução de diálogos em turma da Mônica e O mágico de Oz, de Maurício de Sousa Victoria Maria Santiago de Oliveira
                                                                                                                                                                                                                                                  1 - Sinara de Oliveira Branco
                                                                                                                                                                                                                                                O Papel das crenças no ensino-aprendizagem de inglês em escola pública Walter Vieira Barros
                                                                                                                                                                                                                                                  1 - Edith Estelle Blanche Owono Elono
                                                                                                                                                                                                                                                LETRAMENTO LITERÁRIO EM MEIO À CULTURA DIGITAL: O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES Wanda Parícia de Sousa Gaudêncio Santos
                                                                                                                                                                                                                                                  1 - Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti
                                                                                                                                                                                                                                                JESUS CRISTO E SEU DISCURSO ACERCA DA INCREDULIDADE JUDAICA: UMA REPRESENTAÇÃO DIALÓGICO-DISCURSIVA A PARTIR DO RELATO DO EVANGELISTA JOÃO Wilder Kleber Fernandes de Santana
                                                                                                                                                                                                                                                  CONSUMISMO E FELICIDADE À LUZ DE LEITURAS DO MUNDO Zenaide Brito de Abreu

                                                                                                                                                                                                                                                    Realização

                                                                                                                                                                                                                                                    Apoio